2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/1376Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitáriasapplication/pdfCopyright (c) 1969 Alberto Angel Mazzoni, Elisabeth Fátima Torres, Rubia de Oliveira, Vera Helena Moro Bins Ely, João Bosco da Mota AlvesAcessibilidadeBibliotecas universitáriasDiversidade humanaPortadores de deficiênciaAjudas técnicasAspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitáriasinfo:eu-repo/semantics/article