2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/733710.5965/198431781122015100Este artigo é parte de uma investigação de mestrado. O objetivo é trazer entendimento da corrente pedagógica Waldorf e algumas considerações da Antroposofia, que fundamentam as orientações para as práticas musicais e inclusão. Os resultados apresentam: 1) o favorecimento para as práticas musicais em contexto inclusivo; 2) a escola como organismo social promovendo a troca entre professores, pais e grupo de apoio; 3) a importância do equilíbrio dos conteúdos, respeitando as etapas de desenvolvimento do aluno na perspectiva de promover a saúde global da criança.Dado curado por Madalena José da Silva em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2016 Francisca Maria Cavalcanti, Regina Finck SchambeckPedagogia Waldorf. Educação musical. InclusãoPRÁTICAS MUSICAIS EM SALA DE AULA INCLUSIVAinfo:eu-repo/semantics/article