Análise e Projeto de Sistemas de Informação
Palavras-chave:
Recursos software funcionalidades.Resumo
Com a automação das bibliotecas, o acesso aos seus recursos no formato eletrônico e disponibilidade dos seus recursos on-line, surgiram as bibliotecas digitais e os sistemas desenvolvidos para resolver os problemas e necessidades das instituições, auxiliando na execução de tarefas e possibilitando a criação de redes que facilitam o acesso à informação. A introdução dos softwares nas bibliotecas resultou em aumento de eficiência, da cooperação e melhores serviços prestados.
A seleção, escolha ou aquisição de software para bibliotecas envolvem variados aspectos, como custos financeiros de investimento, custos para a capacitação e treinamento, customização, suporte, documentação, tradução, recursos humanos para operar os sistemas, cumprimento de normas e padrões, além da atenção às mudanças tecnológicas, sendo um processo trabalhoso e complexo.
Para a implementação de um software numa biblioteca digital, deve-se realizar a análise e avaliação das funcionalidades do software, elaborar um projeto específico e detalhado, compreender o software, suas características operacionais, seu tipo (proprietário, gratuito ou livre), as vantagens e desvantagens, além de verificar se atende as necessidades da biblioteca.