Show simple item record

A percepção de crianças do ensino fundamental sobre parada cardiorrespiratória

dc.creatorTerassi, Mariélli
dc.creatorBorges, Adrielle Karine Pesce Guerra
dc.creatorGaranhani, Mara Lucia
dc.creatorMartins, Eleine Aparecida Penha
dc.date2015-03-09
dc.date.accessioned2022-10-18T19:44:57Z
dc.date.available2022-10-18T19:44:57Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19145
dc.identifier10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp99
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1046
dc.descriptionCardiorespiratory arrest (CRA) is a serious situation that occurs frequently in public environments, which makes assistance training of the general population of great importance. The objective was to understand the perception of children on CRA. Qualitative research conducted with children 8-10 years old enrolled in a private elementary school with a constructive proposal. Data collection occurred between the months of October and November 2013 in a recorded collective interview. As a criterion for inclusion students should be enrolled in the institution and accept to participate in the research with the consent of a guardian. Thirty children participated in the study. The students were divided into four groups: 5th year, 4th year, 3rd year A and 3rd year B, with an average of 08 students per group. The interviews were analyzed using the Bardin content analysis methodology. From the speeches, two categories emerged: Child's prior knowledge on CRA and how to act on the event of a CRA. Children associate the event of sudden CRA to a condition in which the heart and/or lungs suddenly stop acting. Seeking emergency assistance was reported as one of the main actions to be taken if a person is unconscious. It was observed that the 5th graders had best prior knowledge about the topic CRA when compared to students in the 3rd year. The thematic approach of CRA in schools contributes to the exchange of experiences, awareness of children and building new knowledge-oriented health education.en-US
dc.descriptionA parada cardiorrespiratória é uma situação grave e frequente na sociedade, sendo de fundamental importância a capacitação da população em geral para o seu atendimento. Objetivando conhecer a percepção de crianças sobre parada cardiorrespiratória, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com crianças de 8 a 10 anos, matriculadas em uma escola privada de ensino com proposta construtivista. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2013, por meio de entrevista coletiva gravada. Como critério para a inclusão os alunos deveriam estar matriculados na instituição e aceitarem participar da pesquisa mediante consentimento do responsável. Participaram do estudo 31 crianças. Os alunos foram divididos em quatro turmas: 5º ano, 4º ano, 3º ano A e 3º ano B, com média de 08 alunos em cada turma. As entrevistas foram analisadas utilizando como método a análise de conteúdo de Bardin. A partir dos discursos emergiram duas categorias: Conhecimento prévio das crianças sobre parada cardiorrespiratória e o saber agir frente à situação de parada cardiorrespiratória. As crianças associam o evento de parada cardiorrespiratória à parada súbita das funções do coração, do pulmão ou de ambos e relataram que chamar ajuda é uma das principais ações a serem realizadas se uma pessoa encontra-se inconsciente. Observou-se que os alunos do 5º ano possuíam conhecimento prévio mais elaborado que os demais. A abordagem da temática nas escolas mostrou-se positiva, contribuindo para a troca de experiências, conscientização e construção de novos saberes, devendo portanto ser continuada.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/msword
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19145/16943
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19145/34599
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19145/34600
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 36 No. 1Supl (2015): Residências Uni e Multiprofissionais do HU; 99-108en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 36 n. 1Supl (2015): Residências Uni e Multiprofissionais do HU; 99-108pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectChilden-US
dc.subjectCardiorespiratory arresten-US
dc.subjectHealth education.en-US
dc.subjectCriançaspt-BR
dc.subjectParada cardíorrespiratóriapt-BR
dc.subjectEducação em saúde.pt-BR
dc.titleThe perception of children of elementary education about cardiorespiratory arresten-US
dc.titleA percepção de crianças do ensino fundamental sobre parada cardiorrespiratóriapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record