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Contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos

dc.creatorZanoni, Camila Severi
dc.creatorHaddad, Maria do Carmo Lourenço
dc.creatorRossaneis, Mariana Angela
dc.creatorVannuchi, Marli Terezinha Oliveira
dc.creatorGvozd, Raquel
dc.date2015-03-09
dc.date.accessioned2022-10-18T19:45:00Z
dc.date.available2022-10-18T19:45:00Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19283
dc.identifier10.5433/1679-0367.2015v36n1Suplp215
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1063
dc.descriptionThis study aimed to investigate the contributions of nursing residence in professional practice of graduates. It is a descriptive study with a quantitative approach, which was to research participant nurses who attended the residence in nursing a public university located in southern Brazil. Inclusion criteria were: having completed the course in nursing residence in the study institution (2006-2011) and agree to participate in the study, approved by the Research Ethics Committee of the institution having CAAE no 0246.0.268.000-11. Data were collected through an online form, sent to graduates via email, with open and closed questions. By 2011, 90 nurses were trained in the residence arrangements in nursing offered, mostly young and newly formed. Of these, 65 (72.2%) answered the form, 86.1% reported to be working, divided into care activities (64%), management (30%), education (25%) and research (13%). Cited skills acquired in residence as critical view, be a transforming agent, acting as a team, using the nursing process, work in management, develop research, act ethically, among others. Highlighted suggestions for possible changes in the specialization program in order to meet the shortcomings faced. The residence proved to be of great contribution to the development of most of the professional skills required of nurses, and therefore a training service offering educational support and various practices, making the resident a critical professional, capable of resolving more solutions and to provide the dissemination of knowledge through scientific production.en-US
dc.descriptionEste estudo objetivou investigar as contribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressos. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, que teve como participantes de pesquisa enfermeiros que cursaram a residência em enfermagem de uma instituição universitária pública localizada no sul do Brasil. Os critérios de inclusão foram: ter concluído o curso de residência de enfermagem na instituição de estudo (2006 a 2011) e concordar em participar da pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição tendo CAAE nº 0246.0.268.000-11. Os dados foram coletados por meio de formulário on-line, enviado aos egressos via e-mail, com perguntas abertas e fechadas. Até 2011, 90 enfermeiros haviam sido formados nas modalidades de residência em enfermagem, sendo a maioria jovem e recém-formada. Destes, 65 (72,2%) responderam ao formulário, 86,1% relataram estar trabalhando, divididos em atividades assistenciais (64%), gerenciais (30%), de ensino (25%) e de pesquisa (13%). Citaram competências adquiridas na residência, como visão crítica, ser agente transformador, atuar em equipe, usar o processo de enfermagem, atuar na gerência, desenvolver pesquisa, atuar com ética, entre outras. Ressaltaram sugestões para possíveis alterações no programa da especialização a fim de suprir as deficiências enfrentadas. A residência mostrou-se de grande contribuição para o desenvolvimento da maioria das competências profissionais exigidas do enfermeiro, sendo, portanto, um treinamento em serviço que oferece suporte educacional e práticas diversas, tornando o residente um profissional crítico, capaz de soluções mais resolutivas, além de propiciar a difusão do conhecimento por meio da produção científica.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19283/16927
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 36 No. 1Supl (2015): Residências Uni e Multiprofissionais do HU; 215-224en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 36 n. 1Supl (2015): Residências Uni e Multiprofissionais do HU; 215-224pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectNursing. Specializationen-US
dc.subjectProfessional practiceen-US
dc.subjectInservice trainingen-US
dc.subjectEnfermagempt-BR
dc.subjectEspecializaçãopt-BR
dc.subjectPrática profissionalpt-BR
dc.subjectCapacitação em serviço.pt-BR
dc.titleContributions of nursing residency in professional practice of graduatesen-US
dc.titleContribuições da residência em enfermagem na atuação profissional de egressospt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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