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Transtorno e déficit de atenção e hiperatividade: integrando terapia complementar ao cuidado da criança/adolescente

dc.creatorAraujo, Juliane Pagliari
dc.creatorLima, Luciana Cláudia Rizzo
dc.creatorFernandes, Juliana Gomes
dc.creatorRoecker, Simone
dc.creatorSiraichi, Jackeline Tiemy Guinoza
dc.date2015-11-06
dc.date.accessioned2022-10-18T19:45:02Z
dc.date.available2022-10-18T19:45:02Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/20551
dc.identifier10.5433/1679-0367.2015v36n1p11
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1075
dc.descriptionThe study aimed to identify the knowledge of caregivers of children and adolescents about the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and their perceptions regarding changes in daily and family life, after participating in sessions of Tui Na massage. Semistructured interviews in the months from September to November 2013 were held, with nine caregivers of children and adolescents diagnosed with ADHD who participated in massage sessions. The data were subjected to content analysis with a qualitative approach. It was identified that some mothers have little knowledge about the disorder of their children. Regarding the participation of children and adolescents, it was related a positive response, an immediate valuable result, with improved communication with family, more tranquility after the massage, restful sleep, improved mood and better performance school. The caregivers of children and adolescents related that their participation in the Tui Na massage sessions was productive, with acceptance by them with positive changes in daily and family life. The study participants pointed that daily difficulties of ADHD approach them to their son, decreasing anxiety and improving the quality life for the whole family. Sharing information between health professionals and family of children and adolescents about ADHD is important to understand the pathology, as well as for monitoring and further treatment.en-US
dc.descriptionO estudo objetivou identificar o conhecimento de cuidadoras de crianças e adolescentes sobre o Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e suas percepções quanto às mudanças no cotidiano e no convívio familiar após a participação em sessões de massagem Tui Na. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas gravadas nos meses de setembro a novembro de 2013, com nove cuidadoras das crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH que participaram das sessões de massagens. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com uma abordagem qualitativa. Identificou-se que algumas mães possuem pouco conhecimento sobre o transtorno dos filhos. Com relação à participação das crianças e adolescentes, foi relatado melhora na comunicação com a família, mais tranquilidade logo após a massagem, sono sereno, melhora do humor e rendimento escolar. As cuidadoras relataram que a participação das crianças e adolescentes nas sessões de massagem Tui Na foi produtiva, com aceitação por parte das crianças e adolescentes e com mudanças positivas no cotidiano e no convívio familiar. As participantes do estudo apontaram que enfrentar as dificuldades do TDAH no dia a dia faz com que ocorra a aproximação com seu filho, diminuindo a ansiedade e melhorando a qualidade de vida de toda a família. O compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e a família das crianças e adolescentes sobre o TDAH faz-se importante para a compreensão das mães sobre a patologia, bem como, para o acompanhamento e prosseguimento do tratamento.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/20551/17284
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/20551/35312
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 36 No. 1 (2015); 11-22en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 36 n. 1 (2015); 11-22pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectThe attention deficit hyperactivity disorderen-US
dc.subjectMassageen-US
dc.subjectFamilyen-US
dc.subjectChilden-US
dc.subjectAdolescent.en-US
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept-BR
dc.subjectMassagempt-BR
dc.subjectFamíliapt-BR
dc.subjectCriançapt-BR
dc.subjectAdolescente.pt-BR
dc.titleAttention deficit hyperactivity disorder: integrating complementary therapy to care of children/adolescentsen-US
dc.titleTranstorno e déficit de atenção e hiperatividade: integrando terapia complementar ao cuidado da criança/adolescentept-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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