Mostrar registro simples

Perfil de estudantes ingressantes de um curso de enfermagem do Sul do Brasil: caracterização dos hábitos de leitura e estudo

dc.creatorGarcia, Aline Korki Arrabal
dc.creatorMoraes, Aluana
dc.creatorGuariente, Maria Helena Dantas de Menezes
dc.date2017-01-26
dc.date.accessioned2022-10-18T19:45:05Z
dc.date.available2022-10-18T19:45:05Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/24499
dc.identifier10.5433/1679-0367.2016v37n2p47
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1100
dc.descriptionThe Integrated Curriculum methodology, from the Nursing Program in State University of Londrina is based on problematization, being proposed to the student the achieving of autonomy in studies and the commitment according to the learning methods. This research aimed to describe the habit of reading and studying from learners entering nursing school in the State University of Londrina. It is a documental research in quantitative approach. To the survey, questionnaires were elected, from students joining the course in 2000, 2005 and 2010. It was identified that from the 164 entrants, 91,5% are female, 97,6% are single, 16 to 18 years old (45,1%). The habit of reading has been present in 81,7% of the examined, 49,4% mentioned having facility in writing texts and 57,3% medium ease in text interpretation. There is a preference for studying alone among 64,0% of the students and the silent reading was the most mentioned way of studying.The data characterization may subsidize the course management and teachers to Foster the academic performance of nursing students to achieve the professional profile outlined.en-US
dc.descriptionO Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina possui uma metodologia de ensino inovadora por meio do currículo integrado, baseada na problematização, sendo proposta ao aluno a busca da autonomia no estudo e o compromisso em relação aos meios de aprendizagem. Objetivou-se descrever a prática de leitura e estudo dos alunos ingressantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de pesquisa documental, descritiva e retrospectiva com abordagem quantitativa, com egressos do curso de enfermagem. Para a coleta de dados foi utilizado questionários respondidos pelos estudantes ingressantes nos anos 2000, 2005 e 2010 no curso. Identificou-se dos 164 ingressantes que 91,5% são do sexo feminino e 97,6% solteiras, com idade entre 16 a 18 anos (45,1%). O hábito de leitura esteve presente em 81,7% dos pesquisados, sendo que 49,4% relataram apresentar facilidade na redação de textos e 57,3% facilidade parcial na interpretação de textos. Os estudantes (64%) ainda expressaram preferência por estudar sozinho, sendo a leitura silenciosa a forma de estudo mais relatada. A caracterização dos dados poderão subsidiar a gestão do curso e os professores no sentido de fomentar o desempenho acadêmico dos estudantes de enfermagem para o alcance do perfil profissional delineadopt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/24499/20330
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/24499/37294
dc.rightsCopyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 37 No. 2 (2016); 47-54en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 37 n. 2 (2016); 47-54pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectEducation in nursingen-US
dc.subjectCurriculumen-US
dc.subjectReading.en-US
dc.subjectEducação em enfermagempt-BR
dc.subjectCurrículopt-BR
dc.subjectLeitura.pt-BR
dc.titleFirst year undergraduate students profile of a nursing course of Southern Brazil: characterization of the habits of reading and studyen-US
dc.titlePerfil de estudantes ingressantes de um curso de enfermagem do Sul do Brasil: caracterização dos hábitos de leitura e estudopt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples