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Triagem neonatal: conhecimento dos alunos da graduação em enfermagem sobre o teste do pezinho

dc.creatorRodrigues, Letícia Pinto
dc.creatorHaas, Vanderlei José
dc.creatorTrovó de Marqui, Alessandra Bernadete
dc.date2017-01-26
dc.date.accessioned2022-10-18T19:45:06Z
dc.date.available2022-10-18T19:45:06Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017
dc.identifier10.5433/1679-0367.2016v37n2p71
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1106
dc.descriptionObjetivo: Esse estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o Teste do Pezinho, assim como sua forma de abordagem na graduação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com 168 acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior, do município de Uberaba/Minas Gerais. Para a coleta foi utilizado um questionário e os dados foram analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Quanto ao conhecimento sobre o Teste do Pezinho, os principais resultados foram: confusão do Teste do Pezinho com impressão plantar (12%), comprometimento da etiologia das patologias diagnosticadas, equívoco quanto ao período e local para coleta do exame. Apenas cerca de 23% (N = 38) responderam corretamente todas as patologias triadas pelo Teste do Pezinho no Estado de Minas Gerais. O tema Teste do Pezinho foi abordado principalmente em aulas expositivas (67,4%) em disciplinas ofertadas nos semestres finais do curso de Graduação em Enfermagem, tais como: Assistência integral à saúde da criança e adolescente (41,5%), Enfermagem em pediatria (35,6%) e Enfermagem na saúde da criança (33,3%). Conclusão: Os estudantes de enfermagem possuem conhecimento adequado acerca do TP, mas há lacunas em alguns temas pertinentes a esse exame, tais como período e local de coleta, etiologia, quais as doenças detectadas, entre outros.en-US
dc.descriptionObjetivo: Esse estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o Teste do Pezinho, assim como sua forma de abordagem na graduação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com 168 acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior, do município de Uberaba/Minas Gerais. Para a coleta foi utilizado um questionário e os dados foram analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Quanto ao conhecimento sobre o Teste do Pezinho, os principais resultados foram: confusão do Teste do Pezinho com impressão plantar (12%), comprometimento da etiologia das patologias diagnosticadas, equívoco quanto ao período e local para coleta do exame. Apenas cerca de 23% (N = 38) responderam corretamente todas as patologias triadas pelo Teste do Pezinho no Estado de Minas Gerais. O tema Teste do Pezinho foi abordado principalmente em aulas expositivas (67,4%) em disciplinas ofertadas nos semestres finais do curso de Graduação em Enfermagem, tais como: Assistência integral à saúde da criança e adolescente (41,5%), Enfermagem em pediatria (35,6%) e Enfermagem na saúde da criança (33,3%). Conclusão: Os estudantes de enfermagem possuem conhecimento adequado acerca do TP, mas há lacunas em alguns temas pertinentes a esse exame, tais como período e local de coleta, etiologia, quais as doenças detectadas, entre outrospt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/msword
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017/20328
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017/37806
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017/37807
dc.rightsCopyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 37 No. 2 (2016); 71-80en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 37 n. 2 (2016); 71-80pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectNeonatal Screeningen-US
dc.subjectNursingen-US
dc.subjectEducationen-US
dc.subjectStudentsen-US
dc.subjectKnowledge.en-US
dc.subjectTriagem Neonatalpt-BR
dc.subjectEnfermagempt-BR
dc.subjectEducaçãopt-BR
dc.subjectEstudantespt-BR
dc.subjectConhecimento.pt-BR
dc.titleNewborn screening: how undergraduated nursing students perceive the guthrie testen-US
dc.titleTriagem neonatal: conhecimento dos alunos da graduação em enfermagem sobre o teste do pezinhopt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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