Newborn screening: how undergraduated nursing students perceive the guthrie test
Triagem neonatal: conhecimento dos alunos da graduação em enfermagem sobre o teste do pezinho
dc.creator | Rodrigues, Letícia Pinto | |
dc.creator | Haas, Vanderlei José | |
dc.creator | Trovó de Marqui, Alessandra Bernadete | |
dc.date | 2017-01-26 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:45:06Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:45:06Z | |
dc.identifier | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017 | |
dc.identifier | 10.5433/1679-0367.2016v37n2p71 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1106 | |
dc.description | Objetivo: Esse estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o Teste do Pezinho, assim como sua forma de abordagem na graduação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com 168 acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior, do município de Uberaba/Minas Gerais. Para a coleta foi utilizado um questionário e os dados foram analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Quanto ao conhecimento sobre o Teste do Pezinho, os principais resultados foram: confusão do Teste do Pezinho com impressão plantar (12%), comprometimento da etiologia das patologias diagnosticadas, equívoco quanto ao período e local para coleta do exame. Apenas cerca de 23% (N = 38) responderam corretamente todas as patologias triadas pelo Teste do Pezinho no Estado de Minas Gerais. O tema Teste do Pezinho foi abordado principalmente em aulas expositivas (67,4%) em disciplinas ofertadas nos semestres finais do curso de Graduação em Enfermagem, tais como: Assistência integral à saúde da criança e adolescente (41,5%), Enfermagem em pediatria (35,6%) e Enfermagem na saúde da criança (33,3%). Conclusão: Os estudantes de enfermagem possuem conhecimento adequado acerca do TP, mas há lacunas em alguns temas pertinentes a esse exame, tais como período e local de coleta, etiologia, quais as doenças detectadas, entre outros. | en-US |
dc.description | Objetivo: Esse estudo teve por objetivo verificar o conhecimento dos alunos de enfermagem sobre o Teste do Pezinho, assim como sua forma de abordagem na graduação. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa, com 168 acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior, do município de Uberaba/Minas Gerais. Para a coleta foi utilizado um questionário e os dados foram analisados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Quanto ao conhecimento sobre o Teste do Pezinho, os principais resultados foram: confusão do Teste do Pezinho com impressão plantar (12%), comprometimento da etiologia das patologias diagnosticadas, equívoco quanto ao período e local para coleta do exame. Apenas cerca de 23% (N = 38) responderam corretamente todas as patologias triadas pelo Teste do Pezinho no Estado de Minas Gerais. O tema Teste do Pezinho foi abordado principalmente em aulas expositivas (67,4%) em disciplinas ofertadas nos semestres finais do curso de Graduação em Enfermagem, tais como: Assistência integral à saúde da criança e adolescente (41,5%), Enfermagem em pediatria (35,6%) e Enfermagem na saúde da criança (33,3%). Conclusão: Os estudantes de enfermagem possuem conhecimento adequado acerca do TP, mas há lacunas em alguns temas pertinentes a esse exame, tais como período e local de coleta, etiologia, quais as doenças detectadas, entre outros | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.format | application/pdf | |
dc.format | application/msword | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | pt-BR |
dc.relation | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017/20328 | |
dc.relation | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017/37806 | |
dc.relation | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26017/37807 | |
dc.rights | Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde | pt-BR |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 37 No. 2 (2016); 71-80 | en-US |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 37 n. 2 (2016); 71-80 | pt-BR |
dc.source | 1679-0367 | |
dc.source | 1676-5435 | |
dc.subject | Neonatal Screening | en-US |
dc.subject | Nursing | en-US |
dc.subject | Education | en-US |
dc.subject | Students | en-US |
dc.subject | Knowledge. | en-US |
dc.subject | Triagem Neonatal | pt-BR |
dc.subject | Enfermagem | pt-BR |
dc.subject | Educação | pt-BR |
dc.subject | Estudantes | pt-BR |
dc.subject | Conhecimento. | pt-BR |
dc.title | Newborn screening: how undergraduated nursing students perceive the guthrie test | en-US |
dc.title | Triagem neonatal: conhecimento dos alunos da graduação em enfermagem sobre o teste do pezinho | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.type | Artigo avaliado pelos Pares | pt-BR |
Files in this item
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
There are no files associated with this item. |
This item appears in the following Collection(s)
-
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Metadados coletados da revista Semina: Ciências Biológicas e da Saúde