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Aspectos psicossociais da sexualidade na adolescência: diálogos e aprendizagem na escola

dc.creatorFreire, Ana Karla da Silva
dc.creatorPimentel de Melo, Mônica Cecília
dc.creatorVieira, Michelângela Pinto
dc.creatorGomes, Isabella Mendes
dc.creatorGomes, Jéssica Lopes
dc.creatorRibamar, Deolindo de Sousa
dc.creatorCoêlho, Vitória Silva
dc.creatorNeto, Albertino José Ferreira
dc.creatorMarques, Keylla Karinna
dc.creatorSilva, Gustavo Elias da
dc.creatorSoares, Félix Alexandre Antunes
dc.creatorCosta, Mateus Mattiuzi da
dc.date2017-12-18
dc.date.accessioned2022-10-18T19:45:06Z
dc.date.available2022-10-18T19:45:06Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26736
dc.identifier10.5433/1679-0367.2017v38n1p3
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1109
dc.descriptionThe sexuality manifests itself more strongly in adolescence, a phase were there are intense transformations. At school, there is no room for discussion on the subject. The aim of this study was to understand the psychosocial aspects of teenager’s sexuality, revealed through the development of workshops. A qualitative study, based on action research and problem-solving methodology, performed in a public school in the city of Juazeiro, Bahia, through the critical-emancipatory workshop “Tell me teacher, because I want to enjoy life!” with First and Secondary School Students. The results indicate that many teenagers are afraid to talk to their family because they believe they will be reprimanded, as well as have little knowledge about Sexually Transmitted Diseases and about sexual and reproductive rights. The homosexuality was the most controversial subject and with divergent opinions. Therefore, it is necessary to emphasize sexual and reproductive education in schools, approaching the theme in an alternative way to the traditional model. The taboos, beliefs and myths regarding sexuality in adolescence need to be discussed through strategies that recognize adolescents as performers. In addition, a more reflective learning with more humane principles is important in relation to sexuality, reducing stigma, discrimination and violence in society.en-US
dc.descriptionA sexualidade se manifesta com mais intensidade na adolescência, fase em que há transformações intensas. Na escola, faltam espaços de discussão sobre a temática. Pretendeu-se compreender os aspectos psicossociais da sexualidade de adolescentes, revelados através do desenvolvimento de oficinas. Tratase de estudo qualitativo, baseado na pesquisa-ação e na metodologia da problematização, realizado em uma escola pública do município de Juazeiro/BA, através da oficina crítico-emancipatória “Diz aí, professor, pois quero curtir a vida!”, com adolescentes do Ensino Fundamental II e Médio. Os resultados indicam que muitos adolescentes têm receio de conversar com a família por acreditarem que serão repreendidos, bem como têm pouco conhecimento sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e sobre direitos sexuais e reprodutivos. A homossexualidade foi o tema mais polêmico e com opiniões divergentes. Logo, percebe-se a necessidade de enfatizar a educação sexual e reprodutiva nas escolas, abordando o tema de forma alternativa ao modelo tradicional. Os tabus, as crenças e os mitos referentes à sexualidade na adolescência precisam ser discutidos por meio de estratégias que reconheçam os adolescentes como atuantes. Além disso, é importante uma aprendizagem mais reflexiva, com princípios mais humanos, no que concerne à sexualidade, diminuindo o estigma, a discriminação e a violência na sociedade.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26736/22629
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26736/38218
dc.rightsCopyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 38 No. 1 (2017); 3-14en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 38 n. 1 (2017); 3-14pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectSexualityen-US
dc.subjectTeenageren-US
dc.subjectLearningen-US
dc.subjectSexual education.en-US
dc.subjectSexualidadept-BR
dc.subjectAdolescentept-BR
dc.subjectAprendizagempt-BR
dc.subjectEducação sexual.pt-BR
dc.titlePsychosocial aspects of sexuality in adolescence: dialogue and learning in schoolen-US
dc.titleAspectos psicossociais da sexualidade na adolescência: diálogos e aprendizagem na escolapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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