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Psychosocial aspects of sexuality in adolescence: dialogue and learning in school
Aspectos psicossociais da sexualidade na adolescência: diálogos e aprendizagem na escola
dc.creator | Freire, Ana Karla da Silva | |
dc.creator | Pimentel de Melo, Mônica Cecília | |
dc.creator | Vieira, Michelângela Pinto | |
dc.creator | Gomes, Isabella Mendes | |
dc.creator | Gomes, Jéssica Lopes | |
dc.creator | Ribamar, Deolindo de Sousa | |
dc.creator | Coêlho, Vitória Silva | |
dc.creator | Neto, Albertino José Ferreira | |
dc.creator | Marques, Keylla Karinna | |
dc.creator | Silva, Gustavo Elias da | |
dc.creator | Soares, Félix Alexandre Antunes | |
dc.creator | Costa, Mateus Mattiuzi da | |
dc.date | 2017-12-18 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:45:06Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:45:06Z | |
dc.identifier | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26736 | |
dc.identifier | 10.5433/1679-0367.2017v38n1p3 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1109 | |
dc.description | The sexuality manifests itself more strongly in adolescence, a phase were there are intense transformations. At school, there is no room for discussion on the subject. The aim of this study was to understand the psychosocial aspects of teenager’s sexuality, revealed through the development of workshops. A qualitative study, based on action research and problem-solving methodology, performed in a public school in the city of Juazeiro, Bahia, through the critical-emancipatory workshop “Tell me teacher, because I want to enjoy life!” with First and Secondary School Students. The results indicate that many teenagers are afraid to talk to their family because they believe they will be reprimanded, as well as have little knowledge about Sexually Transmitted Diseases and about sexual and reproductive rights. The homosexuality was the most controversial subject and with divergent opinions. Therefore, it is necessary to emphasize sexual and reproductive education in schools, approaching the theme in an alternative way to the traditional model. The taboos, beliefs and myths regarding sexuality in adolescence need to be discussed through strategies that recognize adolescents as performers. In addition, a more reflective learning with more humane principles is important in relation to sexuality, reducing stigma, discrimination and violence in society. | en-US |
dc.description | A sexualidade se manifesta com mais intensidade na adolescência, fase em que há transformações intensas. Na escola, faltam espaços de discussão sobre a temática. Pretendeu-se compreender os aspectos psicossociais da sexualidade de adolescentes, revelados através do desenvolvimento de oficinas. Tratase de estudo qualitativo, baseado na pesquisa-ação e na metodologia da problematização, realizado em uma escola pública do município de Juazeiro/BA, através da oficina crítico-emancipatória “Diz aí, professor, pois quero curtir a vida!”, com adolescentes do Ensino Fundamental II e Médio. Os resultados indicam que muitos adolescentes têm receio de conversar com a família por acreditarem que serão repreendidos, bem como têm pouco conhecimento sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e sobre direitos sexuais e reprodutivos. A homossexualidade foi o tema mais polêmico e com opiniões divergentes. Logo, percebe-se a necessidade de enfatizar a educação sexual e reprodutiva nas escolas, abordando o tema de forma alternativa ao modelo tradicional. Os tabus, as crenças e os mitos referentes à sexualidade na adolescência precisam ser discutidos por meio de estratégias que reconheçam os adolescentes como atuantes. Além disso, é importante uma aprendizagem mais reflexiva, com princípios mais humanos, no que concerne à sexualidade, diminuindo o estigma, a discriminação e a violência na sociedade. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | pt-BR |
dc.relation | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26736/22629 | |
dc.relation | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/26736/38218 | |
dc.rights | Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde | pt-BR |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 38 No. 1 (2017); 3-14 | en-US |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 38 n. 1 (2017); 3-14 | pt-BR |
dc.source | 1679-0367 | |
dc.source | 1676-5435 | |
dc.subject | Sexuality | en-US |
dc.subject | Teenager | en-US |
dc.subject | Learning | en-US |
dc.subject | Sexual education. | en-US |
dc.subject | Sexualidade | pt-BR |
dc.subject | Adolescente | pt-BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt-BR |
dc.subject | Educação sexual. | pt-BR |
dc.title | Psychosocial aspects of sexuality in adolescence: dialogue and learning in school | en-US |
dc.title | Aspectos psicossociais da sexualidade na adolescência: diálogos e aprendizagem na escola | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.type | Artigo avaliado pelos Pares | pt-BR |
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