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Comportamentos de risco à saúde: uma análise com estudantes da rede pública de ensino

dc.creatorDutra, Raiane da Rosa
dc.creatorCoutinho, Renato Xavier
dc.date2020-07-07
dc.date.accessioned2022-10-18T19:45:21Z
dc.date.available2022-10-18T19:45:21Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/36508
dc.identifier10.5433/1679-0367.2020v41n2p157
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1179
dc.descriptionPhysical fitness contributes to the development of daily activities where, the practice of physical exercise has significant importance in incorporating a healthy lifestyle. In this context, the present study aimed to analyze anthropometric measures and physical fitness of young students of public schools, in order to verify risk behaviors among them. The methodological procedure of the study was descriptive comparative; Body mass, stature, and health-related physical fitness tests were performed for 231 students, who were divided by sex and age group for analysis. It was observed that the averages, for the most part, are within what was expected to be "desirable" for each age group, but the maximum and minimum levels of the variables were highlighted, indicating possible exposures to health-related risk behaviors. It was verified that the boys had greater physical fitness regarding the tests of local muscular strength and cardiorespiratory resistance, and the adolescents of 14 to 17 years obtained better results in the test of local muscle strength. Thus, it is important to build proposals for pedagogical interventions focused on teaching through research, promoting discussion and reflection on the life habits of young people.en-US
dc.descriptionA aptidão física contribui para o desenvolvimento de atividades do cotidiano onde, a prática de exercício físico possui importância significativa na incorporação de um estilo de vida saudável. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar medidas antropométricas e aptidão física de jovens estudantes de escolas públicas, com o intuito de verificar comportamentos de risco entre os mesmos. O procedimento metodológico do estudo foi comparativo descritivo; verificou-se massa corporal, estatura, além da realização de testes de aptidão física relacionados à saúde de 231 estudantes, que foram divididos por sexo e faixa etária para análise. Observou-se que as médias, em sua maioria, encontram-se dentro do esperado como “desejável” para cada faixa etária, porém destacaram-se os níveis máximos e mínimos das variáveis, indicando possíveis exposições a comportamentos de risco relacionados à saúde. Constatou-se que os meninos possuem maior aptidão física referente aos testes de força muscular local e resistência cardiorrespiratória, e os adolescentes de 14 a 17 anos obteve melhores resultados no teste de força muscular local. Com isso, se faz importante construir propostas de intervenções pedagógicas centradas no ensino pela pesquisa, promovendo discussão e reflexão quanto aos hábitos de vida dos jovens.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/36508/27688
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/36508/42707
dc.rightsCopyright (c) 2020 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 41 No. 2 (2020); 157-164en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 41 n. 2 (2020); 157-164pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectPhysical fitnessen-US
dc.subjectYoungen-US
dc.subjectSchoolen-US
dc.subjectAptidão físicapt-BR
dc.subjectJovenspt-BR
dc.subjectEscola.pt-BR
dc.titleHealth risk behaviors: an analysis with students of the public school systemen-US
dc.titleComportamentos de risco à saúde: uma análise com estudantes da rede pública de ensinopt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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