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dc.creatorFrança, Aline Andrade
dc.creatorBarbosa, Jaqueline Almeida Guimaraes
dc.creatorGuimaraes, Fernanda Pereira
dc.creatorGuimarães, Gilberto de Lima
dc.creatorGuimarães, Juliana Bohnen
dc.date2020-11-20
dc.date.accessioned2022-10-18T19:56:23Z
dc.date.available2022-10-18T19:56:23Z
dc.identifierhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/47260
dc.identifier10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24nSupl.2.47260
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1312
dc.descriptionObjetivo: Avaliar a adesão ao autocuidado após intervenção educativa realizada com pacientes internados por complicações agudas do diabetes. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório e transversal, realizado em hospital geral em cidade do interior de Minas Gerais. Foram aplicados dois questionários validados sobre o autocuidado em diabetes (Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes- QAD, e o Questionário Breve de Medicações-Brief Medication Questionnaire –BMQ). Eles foram aplicados, primeiramente, durante a internação e antes da intervenção educativa. Após três meses, eles foram novamente aplicados no domicílio. Os resultados de ambos foram analisados e comparados estatisticamente. Resultados: Participaram do estudo 32 pacientes adultos, sendo a maioria do sexo feminino (60%), com estudo fundamental incompleto (46,9%), DM tipo 2 (81%). A média de idade foi 58,5 ± 14,5 anos. Ocorreu melhora estatisticamente significativa do QAD após a intervenção educativa, na maioria dos domínios avaliados (alimentação geral, monitorização glicêmica, cuidado com os pés e medicação, demonstrando eficácia da intervenção). No questionário BMQ, verificou-se um aumento estatisticamente significativo na adesão, na comparação de todos os domínios (regime, crenças e recordação referentes à relação medicamentosa). Conclusão: A ação educativa mostrou-se efetiva, levando à melhora da adesão dos pacientes ao tratamento e ao autocuidado do diabetes. A internação é propícia para realizar e reforçar o despertar da consciência individual acerca dos cuidados para a prevenção das complicações agudas do diabetes.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/47260/32123
dc.rightsCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências da Saúdept-BR
dc.sourceRevista Brasileira de Ciências da Saúde; v. 24 n. Supl.2 (2020): Suplemento da RBCSpt-BR
dc.source2317-6032
dc.source1415-2177
dc.subjectDiabetes Mellitus. Adesão ao Tratamento. Educação em Saúde. Autocuidado. Enfermagem.pt-BR
dc.title[ID 47260] AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO AUTOCUIDADO EM DIABETES APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA REALIZADA COM PACIENTES HOSPITALIZADOS: EVALUATION OF ADHERENCE TO SELF-CARE IN DIABETES AFTER EDUCATIONAL INTERVENTION PERFORMED WITH HOSPITALIZED PATIENTSpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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