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[ID 47260] AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO AUTOCUIDADO EM DIABETES APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA REALIZADA COM PACIENTES HOSPITALIZADOS: EVALUATION OF ADHERENCE TO SELF-CARE IN DIABETES AFTER EDUCATIONAL INTERVENTION PERFORMED WITH HOSPITALIZED PATIENTS
dc.creator | França, Aline Andrade | |
dc.creator | Barbosa, Jaqueline Almeida Guimaraes | |
dc.creator | Guimaraes, Fernanda Pereira | |
dc.creator | Guimarães, Gilberto de Lima | |
dc.creator | Guimarães, Juliana Bohnen | |
dc.date | 2020-11-20 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:56:23Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:56:23Z | |
dc.identifier | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/47260 | |
dc.identifier | 10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24nSupl.2.47260 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1312 | |
dc.description | Objetivo: Avaliar a adesão ao autocuidado após intervenção educativa realizada com pacientes internados por complicações agudas do diabetes. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório e transversal, realizado em hospital geral em cidade do interior de Minas Gerais. Foram aplicados dois questionários validados sobre o autocuidado em diabetes (Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes- QAD, e o Questionário Breve de Medicações-Brief Medication Questionnaire –BMQ). Eles foram aplicados, primeiramente, durante a internação e antes da intervenção educativa. Após três meses, eles foram novamente aplicados no domicílio. Os resultados de ambos foram analisados e comparados estatisticamente. Resultados: Participaram do estudo 32 pacientes adultos, sendo a maioria do sexo feminino (60%), com estudo fundamental incompleto (46,9%), DM tipo 2 (81%). A média de idade foi 58,5 ± 14,5 anos. Ocorreu melhora estatisticamente significativa do QAD após a intervenção educativa, na maioria dos domínios avaliados (alimentação geral, monitorização glicêmica, cuidado com os pés e medicação, demonstrando eficácia da intervenção). No questionário BMQ, verificou-se um aumento estatisticamente significativo na adesão, na comparação de todos os domínios (regime, crenças e recordação referentes à relação medicamentosa). Conclusão: A ação educativa mostrou-se efetiva, levando à melhora da adesão dos pacientes ao tratamento e ao autocuidado do diabetes. A internação é propícia para realizar e reforçar o despertar da consciência individual acerca dos cuidados para a prevenção das complicações agudas do diabetes. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/47260/32123 | |
dc.rights | Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências da Saúde | pt-BR |
dc.source | Revista Brasileira de Ciências da Saúde; v. 24 n. Supl.2 (2020): Suplemento da RBCS | pt-BR |
dc.source | 2317-6032 | |
dc.source | 1415-2177 | |
dc.subject | Diabetes Mellitus. Adesão ao Tratamento. Educação em Saúde. Autocuidado. Enfermagem. | pt-BR |
dc.title | [ID 47260] AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO AUTOCUIDADO EM DIABETES APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA REALIZADA COM PACIENTES HOSPITALIZADOS: EVALUATION OF ADHERENCE TO SELF-CARE IN DIABETES AFTER EDUCATIONAL INTERVENTION PERFORMED WITH HOSPITALIZED PATIENTS | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
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