dc.creator | dos Santos Araújo, Gilcélia | |
dc.creator | Alves Almeida, Larissa Nadjara | |
dc.creator | Cahino Delgado, Isabelle | |
dc.creator | Barbosa Lima, Ivonaldo Leidson | |
dc.date | 2020-12-05 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:56:28Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:56:28Z | |
dc.identifier | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/52265 | |
dc.identifier | 10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n4.52265 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1351 | |
dc.description | Objetivo: Avaliar o desempenho nas habilidades cognitivo-linguísticas de aprendizagem em crianças com e sem gagueira em fase de alfabetização. Metodologia: Estudo de caso-controle, descritivo, transversal e quantitativo, realizado com uma amostra de 20 crianças, de ambos os sexos, em fase de alfabetização, que foram alocadas em dois grupos, na faixa etária de seis a doze anos. O grupo I: formado por dez crianças com gagueira do desenvolvimento persistente e o grupo II: composto por dez crianças sem gagueira. A coleta de dados foi realizada por meio do protocolo de Avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas – versão coletiva e individual. A versão coletiva é composta pelas habilidades de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual; e a versão individual é composta pelas habilidades de leitura, metalinguística, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. A análise dos dados foi realizada por meio do Teste t-Student, ao nível de significância de 5%. Resultados: Os resultados deste estudo evidenciaram diferença significante, sugerindo maiores dificuldades do grupo que gagueja em relação ao grupo de crianças sem gagueira, nos subtestes de conhecimento do alfabeto (p=0,008), aliteração (p=0,004), rima (p=0,002), segmentação silábica (p=0,002), memória direta de dígitos (p=0,004), repetição de palavras (p=0,039), ritmo (0,002) e memória indireta de dígitos (p=0,002). Conclusão: Crianças que gaguejam possuem dificuldades de aprendizagem, relacionadas as habilidades metalinguísticas e de processamento auditivo. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/52265/32463 | |
dc.rights | Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências da Saúde | pt-BR |
dc.source | Revista Brasileira de Ciências da Saúde; v. 24 n. 4 (2020) | pt-BR |
dc.source | 2317-6032 | |
dc.source | 1415-2177 | |
dc.subject | Fonoaudiologia. Gagueira. Aprendizagem. Leitura. Alfabetização. | pt-BR |
dc.title | [ID 52265] AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS QUE GAGUEJAM: EVALUATION OF COGNITIVE-LINGUISTIC LEARNING SKILLS IN CHILDREN WHO STUTTER | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |