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dc.creatordos Santos Araújo, Gilcélia
dc.creatorAlves Almeida, Larissa Nadjara
dc.creatorCahino Delgado, Isabelle
dc.creatorBarbosa Lima, Ivonaldo Leidson
dc.date2020-12-05
dc.date.accessioned2022-10-18T19:56:28Z
dc.date.available2022-10-18T19:56:28Z
dc.identifierhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/52265
dc.identifier10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n4.52265
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1351
dc.descriptionObjetivo: Avaliar o desempenho nas habilidades cognitivo-linguísticas de aprendizagem em crianças com e sem gagueira em fase de alfabetização. Metodologia: Estudo de caso-controle, descritivo, transversal e quantitativo, realizado com uma amostra de 20 crianças, de ambos os sexos, em fase de alfabetização, que foram alocadas em dois grupos, na faixa etária de seis a doze anos. O grupo I: formado por dez crianças com gagueira do desenvolvimento persistente e o grupo II: composto por dez crianças sem gagueira. A coleta de dados foi realizada por meio do protocolo de Avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas – versão coletiva e individual. A versão coletiva é composta pelas habilidades de escrita, aritmética, processamento auditivo e processamento visual; e a versão individual é composta pelas habilidades de leitura, metalinguística, processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. A análise dos dados foi realizada por meio do Teste t-Student, ao nível de significância de 5%. Resultados: Os resultados deste estudo evidenciaram diferença significante, sugerindo maiores dificuldades do grupo que gagueja em relação ao grupo de crianças sem gagueira, nos subtestes de conhecimento do alfabeto (p=0,008), aliteração (p=0,004), rima (p=0,002), segmentação silábica (p=0,002), memória direta de dígitos (p=0,004), repetição de palavras (p=0,039), ritmo (0,002) e memória indireta de dígitos (p=0,002). Conclusão: Crianças que gaguejam possuem dificuldades de aprendizagem, relacionadas as habilidades metalinguísticas e de processamento auditivo.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/52265/32463
dc.rightsCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências da Saúdept-BR
dc.sourceRevista Brasileira de Ciências da Saúde; v. 24 n. 4 (2020)pt-BR
dc.source2317-6032
dc.source1415-2177
dc.subjectFonoaudiologia. Gagueira. Aprendizagem. Leitura. Alfabetização.pt-BR
dc.title[ID 52265] AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVO-LINGUÍSTICAS DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS QUE GAGUEJAM: EVALUATION OF COGNITIVE-LINGUISTIC LEARNING SKILLS IN CHILDREN WHO STUTTERpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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