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IMPACT OF SOCIOECONOMIC CONDITIONS ON THE NEUROMOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN OF 3 TO 12 MONTHS: IMPACT OF SOCIOECONOMIC CONDITIONS ON THE NEUROMOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN OF 3 TO 12 MONTHS
[ID 53971] IMPACTO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO DESENVOLVIMENTO NEUROMOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 12 MESES: IMPACT OF SOCIOECONOMIC CONDITIONS ON THE NEUROMOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN OF 3 TO 12 MONTHS
dc.creator | Miranda do Nascimento , Julia | |
dc.creator | Fonseca de Queiroz Marcelino , Juliana | |
dc.creator | Chagas Almeida , Bruna | |
dc.creator | Mendonça de Miranda , Rita de Cássia | |
dc.creator | Costa Albuquerque, Raquel | |
dc.date | 2021-03-03 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:56:30Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:56:30Z | |
dc.identifier | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/53971 | |
dc.identifier | 10.22478/ufpb.2317-6032.2021v25n1.53971 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1366 | |
dc.description | Aim: Indentify the relationship beetween socioeconomic conditions and neuromotor development of children from 3 to 12 months birth. Methods: Observational descriptive approach with children of 3 to 12 monts birth in a Family Health Unit, Recife-PE. It has been avaliated 17 children and their families, throught Harris Infant Neuromot Test insrument with the children and a socioeconomic questionary with the parentes. Results: The results was given in scores, wich could be anormal, suspect, whitn normal limits and advanced. The data analysis has been made trhought two estatical test. The first test called Kruskall Wallis, which analized the degree of significance from the questionary variables. After that, the results were pasted at ANOVA two way, which correlated significant items with all scores from avaluation instrument. The variables schooling, family income and number of members in the Family were statical significative. It means that this factors influence postive or negative on the developmental. Conclusion: Therefore, this study shows the importance to study the children developmental. So, it could contribue for professionals, like occupational therapist to identify socials questions which could influence the habilities of children. | en-US |
dc.description | Objetivo: Identificar a relação entre as condições socioeconômicas e o desenvolvimento neuromotor de crianças de 3 a 12 meses. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional descritivo com crianças de 3 a 12 meses em uma Unidade de Saúde da Família, Recife-PE. Foram avaliadas 17 crianças e suas famílias, por meio do instrumento Harris Infant Neuromotor Test com o público infantil e um questionário socioeconômico, aplicado com os cuidadores. O resultado do instrumento de avaliação foi obtido em escore, classificados em anormal, suspeito, dentro dos limites normais e avançado. A análise dos dados ocorreu por meio de dois testes estatísticos. O primeiro, Kruskall Wallis, verificou o grau de significância das variáveis do questionário e, posteriormente, o resultado foi gerado no teste ANOVA two way, a fim de correlacionar os itens significativos com todos os escores do instrumento de avaliação. Resultados: Os resultados apontaram que as variáveis: escolaridade, renda familiar e quantidade de pessoas na casa influenciavam os escores obtidos pelas crianças, na avaliação do desenvolvimento, seja de maneira positiva ou negativa. Conclusões: O estudo mostrou a relevância de avaliar o desenvolvimento infantil, bem como os fatores socioeconômicos que o influenciam. Isso permite que os profissionais da área, como o terapeuta ocupacional, identifiquem questões sociais que podem interferir no ganho das habilidades infantis pertinentes de cada faixa etária. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/53971/33120 | |
dc.rights | Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciências da Saúde | pt-BR |
dc.source | Revista Brasileira de Ciências da Saúde; v. 25 n. 1 (2021): Edição de Março 2021 | pt-BR |
dc.source | 2317-6032 | |
dc.source | 1415-2177 | |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil. Classe Social. Terapia Ocupacional. | pt-BR |
dc.title | IMPACT OF SOCIOECONOMIC CONDITIONS ON THE NEUROMOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN OF 3 TO 12 MONTHS: IMPACT OF SOCIOECONOMIC CONDITIONS ON THE NEUROMOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN OF 3 TO 12 MONTHS | en-US |
dc.title | [ID 53971] IMPACTO DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO DESENVOLVIMENTO NEUROMOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 12 MESES: IMPACT OF SOCIOECONOMIC CONDITIONS ON THE NEUROMOTOR DEVELOPMENT OF CHILDREN OF 3 TO 12 MONTHS | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
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