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dc.creatorAraujo Costa, Gabriela
dc.creatorda Cunha Ibiapina, Cassio
dc.creatorXavier Silva, Marcos
dc.creatorArgolo Costa, Maria Clara
dc.creatorMota Tiburcio, Beatriz
dc.creatorLisboa Torquette, Lucas
dc.creatorValladares Cesar Evangelista, Isabela
dc.date2021-08-30
dc.date.accessioned2022-10-18T19:56:32Z
dc.date.available2022-10-18T19:56:32Z
dc.identifierhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/55311
dc.identifier10.22478/ufpb.2317-6032.2021v25n2.55311
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/1382
dc.descriptionINTRODUCTION: The understanding of the cognitive processes involved in the development of clinical reasoning is the focus of attention for researchers in medical education worldwide. This work aims to describe the relationship between diagnostic accuracy, mental effort and perception of previous knowledge in a sample of medical students exposed to clinical cases of pneumonia. METHOD: Sixty-one medical students from the fourth year analyzed clinical cases of pneumonia (bacterial, with pleural and viral effusion) and determined probable diagnosis, degree of mental effort for this task and degree of prior knowledge of these pathologies. The relationship between these variables was assessed by a Pearson correlation study and Principal Component Analysis. RESULTS: One third of the students correctly diagnosed cases of bacterial and viral pneumonia, only 10% of them correctly diagnosed pneumonia with pleural effusion. The students reported less prior knowledge and greater perception of mental effort in solving this case. The relationship between accuracy and mental effort was inverse and statistically significant only for the case of viral pneumonia (r: -0.3503, p = 0.0056). In all cases there was a significant and inversely proportional association between prior knowledge and mental effort. CONCLUSIONS: The relationship between greater perception of prior knowledge about the disease, greater diagnostic accuracy and less mental effort was not observed in this study. It is necessary to stimulate research that improves the processes involved in the mobilization of cognitive resources to carry out correct diagnoses, enhancing teaching strategies that culminate in better diagnostic accuracy with a lower degree of mental effort.en-US
dc.descriptionObjetivo: Este trabalho objetiva descrever a relação entre a acurácia diagnóstica, o esforço mental e a percepção de conhecimento prévio em uma amostra de estudantes de medicina expostos a casos clínicos de pneumonia. Metodologia: Sessenta e um alunos de medicina do quarto ano analisaram casos clínicos de pneumonia (bacteriana, com derrame pleural e viral) e determinaram o diagnóstico provável, o grau de esforço mental para esta tarefa e o grau de conhecimento prévio dessas patologias. A relação entre estas variáveis foi avaliada por estudo de correlação de Pearson e análise de componentes principais. Resultados: Um terço dos estudantes diagnosticou corretamente os casos de pneumonia bacteriana e viral e apenas 10% deles diagnosticou corretamente pneumonia com derrame pleural. Os alunos relataram menor conhecimento prévio e maior percepção de esforço mental na resolução deste caso. A relação entre a acurácia e o esforço mental foi inversa e estatisticamente significativa apenas para o caso de pneumonia viral (r:-0,3503, p=0,0056). Em todos os casos ocorreu associação significativa e inversamente proporcional entre o conhecimento prévio e o esforço mental. Conclusão: A relação entre maior percepção de conhecimento prévio sobre a doença, maior acurácia diagnóstica e menor esforço mental não foi observada neste estudo. É necessário o estímulo de pesquisas que aprimorem os processos envolvidos na mobilização de recursos cognitivos para realização de diagnósticos corretos, potencializando estratégias de ensino que culminem em melhor acurácia diagnóstica com menor grau de esforço mental.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/55311/33660
dc.rightsCopyright (c) 2021 Revista Brasileira de Ciências da Saúdept-BR
dc.sourceRevista Brasileira de Ciências da Saúde; v. 25 n. 2 (2021): Edição de Junho 2021pt-BR
dc.source2317-6032
dc.source1415-2177
dc.subjectEducação Médica. Bases de Conhecimento. Metacognição. Autoavaliação Diagnóstica.pt-BR
dc.title[ID 55311] CONHECIMENTO, ACURÁCIA DIAGNÓSTICA E ESFORÇO MENTAL DURANTE RESOLUÇÃO DE CASO CLÍNICO POR ESTUDANTES DE MEDICINA: RELATIONSHIP BETWEEN KNOWLEDGE, DIAGNOSTIC ACCURACY AND MENTAL EFFORT DURING CLINICAL CASE RESOLUTION BY MEDICAL STUDENTSpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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