dc.description | INTRODUÇÃO. No presente estudo propomos apresentar uma nova percepção da educação superior de adultos na modalidade EAD, fundamentada na Andragogia, destacando métodos e a didática do Ensino Superior levando em consideração o aprendizado. Assim, a Andragogia é a ciência que visa facilitar a aprendizagem de adultos e que tem como princípios básicos a experiência prévia e o autoconceito, a prontidão e especialmente a motivação destes aprendentes. Então, ressaltamos suas diferenças em relação à Pedagogia e destacamos a necessidade de se rever a formação do docente, especialmente aquele que pretende dedicar-se à educação de adultos na EaD. OBJETIVO: rever métodos e didáticas pertinentes ao modo de aprender do adulto e destacar como esta ciência pode contribuir para o sucesso da aprendizagem na EaD. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão da literatura de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: pode-se inferir, que a Andragogia, já está sendo inserida no contexto acadêmico necessitando porém, de uma ampliação, e sua inclusão nos cursos de formação de docentes. Em virtude da complexidade e dos limites de sua compreensão, este trabalho representa um esforço inicial de abordar a temática e apresentar possíveis alternativas para o debate em curso, sem a pretensão de esgotar o assunto. CONSIDERAÇÃO FINAL: vale ressaltar que a escolha deste tema foi motivada pela observação das autoras, em detrimento à prática pedagógica da EaD, depreendendo o valor significativo para a compreensão, interpretação e aplicabilidade no ensino superior, tendo em vista o aprendizado do adulto em EaD. | pt-BR |