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dc.creatorda Costa, Celso José
dc.creatorda Silva, Deys Araújo
dc.creatorBuono, Larissa Martins
dc.creatorGurgel, Marcos Roberto Fernandes
dc.creatorDuran, Maria Renata Cruz
dc.creatorMassaro, Tatiana de Lourdes
dc.creatorAmiel, Tel
dc.date2017-07-31
dc.date.accessioned2022-10-18T19:08:38Z
dc.date.available2022-10-18T19:08:38Z
dc.identifierhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/265
dc.descriptionEste estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense.  Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade de Brasiliapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166/157
dc.sourceELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407en-US
dc.sourceRevista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407pt-BR
dc.source1982-4785
dc.subjectEducaçãopt-BR
dc.titleUM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASILpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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