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UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
dc.creator | da Costa, Celso José | |
dc.creator | da Silva, Deys Araújo | |
dc.creator | Buono, Larissa Martins | |
dc.creator | Gurgel, Marcos Roberto Fernandes | |
dc.creator | Duran, Maria Renata Cruz | |
dc.creator | Massaro, Tatiana de Lourdes | |
dc.creator | Amiel, Tel | |
dc.date | 2017-07-31 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:08:38Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:08:38Z | |
dc.identifier | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/265 | |
dc.description | Este estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense. Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade de Brasilia | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166/157 | |
dc.source | ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407 | en-US |
dc.source | Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012): Edição especial; 1378-1407 | pt-BR |
dc.source | 1982-4785 | |
dc.subject | Educação | pt-BR |
dc.title | UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
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