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dc.creatorNascimento dos Santos, Ariana Aparecida
dc.creatorTuim Viotto Filho, Irineu Aliprando
dc.creatorPonce, Rosiane de Fatima
dc.date2017-08-14
dc.date.accessioned2022-10-18T19:08:42Z
dc.date.available2022-10-18T19:08:42Z
dc.identifierhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/295
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/302
dc.descriptionConsiderando as dificuldades e limitações que os sujeitos com Síndrome de Down apresentam e levando-se em conta as contribuições da teoria histórico-cultural, no sentido de compreender a memória voluntaria como fundamental para o desenvolvimento humano, investigou-se o papel exercido pela dança, enquanto uma linguagem corporal que permite expressões simbólicas na construção e desenvolvimento da memória dos sujeitos com Sindrome de Down. Para tanto, foi formado um único grupo de trabalho com três sujeitos Down, na faixa etária entre 9 e 12 anos, regularmente matriculadas em uma APAE. Realizou-se 20 encontros de intervenção com objetivo de identificar e analisar, se houveram mudanças nas ações dos sujeitos, desde seus movimentos, expressões corporais e orais, ao longo do processo de intervenção. Pensando em todo o processo de realização dessa Pesquisa, evidenciamos que uma das conclusões coerentes que obtivemos é que  quando, apontamos as dificuldades biológicas dos sujeitos e concordamos com as mesmas, pudemos, apesar das contradições impostas pela realidade social e educacional, dizer que as leis biológicas do sujeito podem ser superadas a partir das relações sociais que o mesmo estabelece no decorrer de sua vida, uma vez que os sujeitos com Síndrome de Down possuíam capacidade para desenvolver seu psiquismo, mesmo que de forma lenta, e assim avançaram, a partir de intervenções possibilitadas pelo professor de Educação Física, ao propor a dança como atividade educativa.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade de Brasiliapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/295/283
dc.sourceELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 634-648en-US
dc.sourceRevista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 634-648pt-BR
dc.source1982-4785
dc.titleATIVIDADE DA DANÇA COMO LINGUAGEM CORPORAL E O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWNpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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