dc.creator | Gakiya, Simone Maria Carlos | |
dc.creator | Junior, Klaus Schlünzen | |
dc.date | 2017-08-14 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:08:43Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:08:43Z | |
dc.identifier | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/297 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/304 | |
dc.description | O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que versa sobre formação continuada de professores e inclusão escolar e consistiu em analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Formação Continuada em Tecnologia Assistiva (TA) acerca de suas compreensões, posturas e práticas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos participantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a aplicação de questionário e entrevista. Os resultados revelaram os dilemas pessoais vividos com o processo de inclusão expressos por sentimentos de insegurança, descrença, despreparo profissional, medo do novo, do diferente; a influência de aspectos culturais, sociais e históricos nas concepções, crenças, valores e nas relações pedagógicas; uma formação inicial que não contemplou os dilemas vivenciados na sala de aula; Políticas Públicas, legislações, diretrizes que não mobilizaram a ocorrência de novas posturas e práticas. Neste trabalho buscou-se evidenciar o potencial da formação para a ocorrência de novas posturas dos educadores em face do processo de inclusão escolar. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade de Brasilia | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/297/285 | |
dc.source | ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 662-673 | en-US |
dc.source | Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 662-673 | pt-BR |
dc.source | 1982-4785 | |
dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR:: POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSTURAS E PRÁTICAS DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |