Mostrar registro simples

dc.creatorGakiya, Simone Maria Carlos
dc.creatorJunior, Klaus Schlünzen
dc.date2017-08-14
dc.date.accessioned2022-10-18T19:08:43Z
dc.date.available2022-10-18T19:08:43Z
dc.identifierhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/297
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/304
dc.descriptionO presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que versa sobre formação continuada de professores e inclusão escolar e consistiu em analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Formação Continuada em Tecnologia Assistiva (TA) acerca de suas compreensões, posturas e práticas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos participantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a aplicação de questionário e entrevista. Os resultados revelaram os dilemas pessoais vividos com o processo de inclusão expressos por sentimentos de insegurança, descrença, despreparo profissional, medo do novo, do diferente; a influência de aspectos culturais, sociais e históricos nas concepções, crenças, valores e nas relações pedagógicas; uma formação inicial que não contemplou os dilemas vivenciados na sala de aula; Políticas Públicas, legislações, diretrizes que não mobilizaram a ocorrência de novas posturas e práticas. Neste trabalho buscou-se evidenciar o potencial da formação para a ocorrência de novas posturas dos educadores em face do processo de inclusão escolar.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade de Brasiliapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/297/285
dc.sourceELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 662-673en-US
dc.sourceRevista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 662-673pt-BR
dc.source1982-4785
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR:: POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSTURAS E PRÁTICAS DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTEpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples