dc.creator | de Aguiar, Deise Maria Santos | |
dc.creator | Moreira, Maria de Fátima Salum | |
dc.date | 2017-08-14 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:08:43Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:08:43Z | |
dc.identifier | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/305 | |
dc.description | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade de Brasilia | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299/286 | |
dc.source | ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 674-687 | en-US |
dc.source | Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 674-687 | pt-BR |
dc.source | 1982-4785 | |
dc.title | POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |