Mostrar el registro sencillo del ítem
A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
dc.creator | Bicudo de Souza, Mara Cristina | |
dc.creator | Salomon, Angélica Souza Chaves | |
dc.creator | Lima, Beatriz Emiko Rodrigues | |
dc.date | 2017-08-18 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:08:46Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:08:46Z | |
dc.identifier | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/331 | |
dc.description | Introdução: O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida, conquistando integridade nas relações consigo e com o mundo em que está inserido. O docente enfermeiro é quem prepara, especificamente, o profissional enfermeiro que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo cuidado na área de saúde. No entanto é importante resguardar sua saúde, cuidar-se para então poder cuidar expressivamente do próximo. Objetivo: identificar como os profissionais docentes de enfermagem cuidam de sua saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva que utilizou como técnica de pesquisa o grupo focal, foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição do Vale do Paraíba Paulista, com profissionais enfermeiros docentes que lecionam no ensino profissionalizante. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2011. Resultados: A aplicação da técnica do grupo focal proporcionou o desenvolvimento de um processo no qual a compreensão das experiências dos participantes, o próprio ponto de vista e sentimentos de cada um, o pensar coletivamente sobre uma temática do cotidiano do grupo facilitou a discussão e a observação das controvérsias. E, ainda, a elaboração de ideias centrais encontradas nas falas e na observação direta dos envolvidos. Considerações finais: Os relatos e as observações junto ao grupo levaram a perceber o envolvimento dos docentes enfermeiros com relação ao cuidado com seus familiares. Seu autocuidado corresponde aos aspectos físico e espiritual. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade de Brasilia | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429/412 | |
dc.source | ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 290-302 | en-US |
dc.source | Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 290-302 | pt-BR |
dc.source | 1982-4785 | |
dc.subject | Enfermagem | pt-BR |
dc.subject | Autocuidado | pt-BR |
dc.subject | Saúde | pt-BR |
dc.subject | Educação | pt-BR |
dc.title | A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
Ficheros en el ítem
Ficheros | Tamaño | Formato | Ver |
---|---|---|---|
No hay ficheros asociados a este ítem. |
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Gestão e saúde
Metadados coletados da revista gestão e saúde