Mostrar registro simples

dc.creatorBicudo de Souza, Mara Cristina
dc.creatorSalomon, Angélica Souza Chaves
dc.creatorLima, Beatriz Emiko Rodrigues
dc.date2017-08-18
dc.date.accessioned2022-10-18T19:08:46Z
dc.date.available2022-10-18T19:08:46Z
dc.identifierhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/331
dc.descriptionIntrodução: O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental  no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida, conquistando integridade nas relações consigo e com o mundo em que está inserido. O docente enfermeiro é quem prepara, especificamente, o profissional enfermeiro que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo cuidado na área de saúde. No entanto é importante resguardar sua saúde, cuidar-se para então poder cuidar expressivamente do próximo.  Objetivo: identificar como os profissionais docentes de enfermagem cuidam de sua saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva que utilizou como técnica de pesquisa o grupo focal, foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição do Vale do Paraíba Paulista, com profissionais enfermeiros docentes que lecionam no ensino profissionalizante. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2011. Resultados: A aplicação da técnica do grupo focal proporcionou o desenvolvimento de um processo no qual a compreensão das experiências dos participantes, o próprio ponto de vista e sentimentos de cada um, o pensar coletivamente sobre uma temática do cotidiano do grupo facilitou a discussão e a observação das controvérsias. E, ainda, a elaboração de ideias centrais encontradas nas falas e na observação direta dos envolvidos. Considerações finais: Os relatos e as observações junto ao grupo levaram a perceber o envolvimento dos docentes enfermeiros com relação ao cuidado com seus familiares. Seu autocuidado corresponde aos aspectos físico e espiritual.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade de Brasiliapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429/412
dc.sourceELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 290-302en-US
dc.sourceRevista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 290-302pt-BR
dc.source1982-4785
dc.subjectEnfermagempt-BR
dc.subjectAutocuidadopt-BR
dc.subjectSaúdept-BR
dc.subjectEducaçãopt-BR
dc.titleA prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiropt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples