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dc.creatorAlves, Carlos André de Melo
dc.creatorGaspar, Danilo Tadeu Gomes
dc.creatorMartins, Natalia Sarellas
dc.date2014-12-19
dc.date.accessioned2022-10-18T19:08:57Z
dc.date.available2022-10-18T19:08:57Z
dc.identifierhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1812
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/371
dc.descriptionEste artigo busca analisar a quantidade de reclamações de bancos em atividade no Brasil em 2012 e em 2013. Subsidiariamente, busca-se verificar se essa quantidade difere entre bancos com controle público e bancos com controle privado no País. Realiza-se estudo descritivo com abordagem quantitativa, contendo pesquisas bibliográfica e documental. Selecionaram-se bancos com mais de um milhão de clientes com base no relatório ‘Ranking de Instituições Mais Reclamadas’, divulgado pelo Banco Central do Brasil em dezembro de 2013. Apuraram-se 69.796 reclamações segmentadas em procedentes e improcedentes, coletadas com base em informações no website da referida Autarquia. O tratamento dos dados empregou análises descritiva e inferencial não paramétrica, com uso de testes qui-quadrado. Os principais resultados indicam 66,32% das reclamações para bancos privados e 33,68% das reclamações para bancos públicos. Em cada ano houve diferenças na distribuição dessas reclamações: para bancos públicos prevaleceram reclamações procedentes e para bancos privados predominaram reclamações improcedentes. O artigo trata tema relevante para o crescimento sustentável no setor bancário, contribuindo para entender as ações socialmente responsáveis de bancos públicos e privados para atender seus stakeholders no Brasil.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade de Brasiliapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1812/1599
dc.sourceELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2014): EDIÇÃO SUPLEMENTAR 3; pag. 3191-3215en-US
dc.sourceRevista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2014): EDIÇÃO SUPLEMENTAR 3; pag. 3191-3215pt-BR
dc.source1982-4785
dc.subjectResponsabilidade socialpt-BR
dc.subjectReclamaçõespt-BR
dc.subjectBancopt-BR
dc.titleRESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E RECLAMAÇÕES:: UMA ANÁLISE CONSIDERANDO OS MAIORES BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO BRASILpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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