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Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem
dc.creator | Santos, Juliano dos | |
dc.creator | Meira, Karina Cardoso | |
dc.date | 2015-07-01 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:09:04Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:09:04Z | |
dc.identifier | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/418 | |
dc.description | Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente na mobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram à s OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade de Brasilia | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062/2755 | |
dc.source | ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-2038 | en-US |
dc.source | Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-2038 | pt-BR |
dc.source | 1982-4785 | |
dc.subject | Ensino | pt-BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt-BR |
dc.subject | Educação | pt-BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt-BR |
dc.subject | Pensamento | pt-BR |
dc.title | Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
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