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dc.creatorSantos, Juliano dos
dc.creatorMeira, Karina Cardoso
dc.date2015-07-01
dc.date.accessioned2022-10-18T19:09:04Z
dc.date.available2022-10-18T19:09:04Z
dc.identifierhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/418
dc.description  Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente na mobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram às OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo.  pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade de Brasiliapt-BR
dc.relationhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062/2755
dc.sourceELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-2038en-US
dc.sourceRevista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-2038pt-BR
dc.source1982-4785
dc.subjectEnsinopt-BR
dc.subjectMateriais de ensinopt-BR
dc.subjectEducaçãopt-BR
dc.subjectAprendizagempt-BR
dc.subjectPensamentopt-BR
dc.titleOperações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagempt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


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