Show simple item record

Levantamento de variáveis antecedentes e consequentes que favoreceram a aprendizagem e a manutenção de dificuldades interpessoais em universitários

dc.creatorCamacho, Aline
dc.creatorVila, Edmarcia Manfredin
dc.date2009-07-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:43:08Z
dc.date.available2022-10-18T19:43:08Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/2900
dc.identifier10.5433/1679-0367.2009v30n1p47
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/438
dc.descriptionMany people complain about difficulties in their interpersonal relationships and the occurrence of intense emotional responses. Functional Analysis contributes to explaining the behaviors in question, identifying their antecedent and consequent conditions, since the analysis of the contingencies that keep these difficulties makes their modification possible. The purpose of this project was to survey the behaviors that characterized interpersonal difficulties of four university students and relate them to the variables responsible for the learning and maintenance of such behaviors. Four individual clinic interviews, inventory application and direct observation were carried out. After the functional analysis, difficulties were observed that involved classes of behaviors said to be passive and hostile. Amongst the variables that influenced the learning of these patterns, it was noticed the prevalence of hostile variables, extinction of pro-social behaviors and little diverse environment for the modeling and shaping of proper behaviors as well as the facing of hostile situations. As for the maintainers, it was observed in an accentuated way, the occurrence of negative reinforcement (escape/ social exposition avoidance) as well as positive reinforcement.en-US
dc.descriptionMuitas pessoas queixam-se de dificuldades em seus relacionamentos interpessoais e da ocorrência de respostas emocionais intensas. A Análise Funcional contribui para operacionalizar os comportamentos em questão, identificando suas condições antecedentes e conseqüentes, já que a análise das contingências que mantêm essas dificuldades possibilita a modificação das mesmas. Objetivou-se levantar os comportamentos que caracterizavam dificuldades interpessoais de quatro universitários e relacioná-los com as variáveis responsáveis pela aprendizagem e manutenção de tais comportamentos. Foram realizadas quatro entrevistas clínicas individuais, aplicação de Inventário e observação direta. Após a análise funcional, observaram-se dificuldades que envolviam classes de comportamentos ditos passivos e hostis. Dentre as variáveis que influenciaram a aprendizagem desses padrões, notou-se a prevalência de variáveis aversivas, extinção de comportamentos pró-sociais e ambiente pouco diversificado para a modelagem e modelação de comportamentos apropriados e de enfrentamento de situações aversivas. Em relação aos mantenedores, observou-se, de maneira bastante acentuada, a ocorrência de reforçamento negativo (fuga/esquiva de exposição social) e, também, reforçamento positivo.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/2900/2458
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 30 No. 1 (2009); 47-66en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 30 n. 1 (2009); 47-66pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectInterpersonal difficultiesen-US
dc.subjectFunctional analysisen-US
dc.subjectUniversity students.en-US
dc.subjectDificuldades interpessoaispt-BR
dc.subjectAnálise funcionalpt-BR
dc.subjectUniversitários.pt-BR
dc.titleSurvey of antecedent and consequent variables that favored learning and maintenance of interpersonal difficulties in university studenten-US
dc.titleLevantamento de variáveis antecedentes e consequentes que favoreceram a aprendizagem e a manutenção de dificuldades interpessoais em universitáriospt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record