Constructivism, methodological pluralism, and teacher formation for natural sciences teaching
Construtivismo, pluralismo metodológico e formação de professores para o ensino de ciências naturais
dc.creator | Carvalho, Marcelo de | |
dc.date | 2005-12-15 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:43:16Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:43:16Z | |
dc.identifier | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3556 | |
dc.identifier | 10.5433/1679-0367.2005v26n2p83 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/494 | |
dc.description | Based on renowned authors of the Science Education area, this work intends to show that the constructivist background is not a unanimity in Natural Sciences teaching, both in the epistemological and ontological scopes. Thus, the following question was defined as the problem to be investigated: Would the Science Education authors’ criticism against the epistemological and ontological presuppositions and their pedagogical consequences, indicate that the knowledge for natural sciences teaching is supposed to be originated not only from strategies centered on the student, but also from a methodological pluralism? In order to answer this question, the following objectives were delineated: 1) to survey, analyze and complement several authors’ objections to constructivism in Science Education in the epistemological, ontological and pedagogical fields; 2) in possession of these criticism, and as a consequence of them, to propose Paul Feyerabend’s “methodological pluralism”. The methodological procedure of this work consisted of an exhaustive search for documents in the available literature, mainly books and scientific papers, and in the possession of these material, to carry out a theoretical reflection with the purpose of reaching the proposed goals. As a result, a science education is recommended along with its associated teaching methods, not connected to rigid and limited systems but ones that are open to criticism as well as to all new discoveries and innovative experiences in this area. | en-US |
dc.description | Com base em renomados autores da área de educação científica, este trabalho procura mostrar que o ideário construtivista não é uma unanimidade no ensino de Ciências Naturais, nos âmbitos epistemológico e ontológico. Assim sendo, definiu-se como problema a ser investigado a seguinte questão: as críticas feitas pelos autores de educação científica aos pressupostos epistemológicos e ontológicos construtivistas, e às suas conseqüências pedagógicas, seria um indicador de que o conhecimento para o ensino de ciências naturais está propenso a ser oriundo não apenas de estratégias centradas no aluno, mas, sim, de um pluralismo metodológico? No sentido de dar uma resposta ao problema, traçaram-se os seguintes objetivos: 1) levantar, analisar e complementar as objeções feitas por vários autores ao construtivismo em educação científica, no campo da epistemologia, ontologia e pedagogia e, 2) de posse dessas críticas, e como conseqüência delas, propor o “pluralismo metodológico” para o ensino das ciências, tomando por base aspectos do “anarquismo epistemológico” de Paul Feyerabend. O procedimento metodológico do trabalho consistiu em: realizar uma busca dos documentos disponíveis na literatura, principalmente livros e artigos científicos e de posse desses materiais, fazer uma reflexão teórica a fim de alcançar os objetivos propostos. Como resultado fica a recomendação de uma educação científica e, principalmente, dos métodos de ensino a ela associados, não-fixos a sistemas rígidos e limitados, mas que estejam abertos à crítica e a todas as novas descobertas e experiências inovadoras da área. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | pt-BR |
dc.relation | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3556/2870 | |
dc.rights | Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde | pt-BR |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 26 No. 2 (2005); 83-94 | en-US |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 26 n. 2 (2005); 83-94 | pt-BR |
dc.source | 1679-0367 | |
dc.source | 1676-5435 | |
dc.subject | Science Education | en-US |
dc.subject | Constructivism | en-US |
dc.subject | Methodological Pluralism | en-US |
dc.subject | Teachers Formation. | en-US |
dc.subject | Educação Científica | pt-BR |
dc.subject | Construtivismo | pt-BR |
dc.subject | Pluralismo Metodológico | pt-BR |
dc.subject | Formação de Professores. | pt-BR |
dc.title | Constructivism, methodological pluralism, and teacher formation for natural sciences teaching | en-US |
dc.title | Construtivismo, pluralismo metodológico e formação de professores para o ensino de ciências naturais | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.type | Artigo avaliado pelos Pares | pt-BR |
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