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O que está sendo aprendido a respeito da dor na UEL?

dc.creatorSereza, Talita Woitas
dc.creatorDellaroza, Mara Solange Gomes
dc.date2004-07-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:43:20Z
dc.date.available2022-10-18T19:43:20Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3658
dc.identifier10.5433/1679-0367.2003v24n1p55
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/521
dc.descriptionThe pain attacks everybody sometime in a lifetime and it sometimes causes serious complications, being the main reason for searching Health (Care) Services. The purpose of this study was to verify the knowledge acquired about pain by the students from the health area in the State University of Londrina. In order to do so, it was applied a questionnaire validated with objective questions to the students of the last year of graduation about: general aspects, physiopathology, evaluation and therapies for pain relief. Among the students who were evaluated, 81,5% mentioned that this subject was covered in their academic formation; 53,4% considered pain as the 5th vital sign. Moreover, 50,8% believe that the patient has adequate control over pain. In terms of therapy, 36% claim that the morphine should be used as a last resource in the treatment of pain and 10% could not inform if the distraction techniques can relieve pain. By the analysis it could be noticed that the students have adequate concepts about the physiopathology and evaluation of pain, but wrong concepts about therapies for the pain and with myths about the use of opioids. This theme is extremely important so it is essential to check how it is taught in health graduation courses.en-US
dc.descriptionA dor acomete todas as pessoas em algum momento da vida e por vezes acarreta sérias complicações, sendo assim, a principal causa por procura de Serviços de Saúde. O objetivo deste estudo foi verificar os conhecimentos adquiridos acerca da dor pelos alunos da área de saúde da UEL. Para tal, foi aplicado questionário previamente validado com perguntas objetivas aos alunos do último ano de graduação sobre: aspectos gerais, fisiopatologia, avaliação e terapêuticas para dor. Dos acadêmicos avaliados, 81,5% referem que o tema dor foi discutido em sua formação acadêmica, 53,4% dos entrevistados consideraram a dor como 5° sinal vital. Além disso, 50,8% dos alunos acreditam que o paciente tem sua dor controlada. Em relação a terapêutica, 36% afirmam que a morfina deve ser utilizada somente como última alternativa no tratamento da dor e 10% não souberam informar se as técnicas de distração podem promover o alívio da dor. Pela análise percebe-se que os acadêmicos apresentam adequados conceitos sobre a fisiopatologia e avaliação da dor, porém com conceitos errôneos sobre terapêuticas de dor e com mitos sobre o uso de opiódes. O tema dor é essencial para estes acadêmicos, já que estarão cuidando da população. Assim, é urgente rever como o tema é abordado nos cursos de graduação em saúde.  pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3658/2955
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 24 No. 1 (2003); 55-66en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 24 n. 1 (2003); 55-66pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectPainen-US
dc.subjectProfessionals of healthen-US
dc.subjectEducation.en-US
dc.subjectDorpt-BR
dc.subjectProfissionais de saúdept-BR
dc.subjectEducação.pt-BR
dc.titleWhat is being learned about pain in the State University of Londrina?en-US
dc.titleO que está sendo aprendido a respeito da dor na UEL?pt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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