Show simple item record

Dificuldades e facilidades vividas pelos docentes no processo de implantação do currículo integrado no curso de Enfermagem da Universidade Estadual De Londrina

dc.creatorGodoy, Christine Baccarat de
dc.creatorSouza, Nadia Aparecida de
dc.date2004-07-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:43:27Z
dc.date.available2022-10-18T19:43:27Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3722
dc.identifier10.5433/1679-0367.2001v22n1p33
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/541
dc.descriptionThe purpose of this study was to determine the perspectives and difficulties faced by the teachers from the Nursing Department at the Health Sciences Center at the State University of Londrina during Module I development and implementation of the Integrated Curriculum of the Nursing School. The research was made up of a case study and the data were obtained through a set of questions answered by 13 (thirteen) teachers, who designed and established the Module I of the Integrated Curriculum of the Nursing School at the State University of Londrina in 2000. The data analysis made it possible to determine the factors which either made it difficult or easy to implement the process as well as to arise the professors’ perception of curriculum changes. The study has contributed, so far, to the teaching quality improvement of the new Nursing School Curriculum at the State University of Londrina.  en-US
dc.descriptionO estudo teve como objetivo determinar as perspectivas e dificuldades dos docentes do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Londrina, na construção e implantação do Módulo I, do Currículo Integrado de Enfermagem. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso e os dados foram obtidos através de questionário aplicado a 13 (treze) docentes que construíram e implementaram o Módulo I, no ano de 2000. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores facilitadores e dificultadores na implementação do processo, bem como, levantar a percepção dos docentes sobre o processo de mudança curricular. Dentre os fatores facilitadores, destacaram-se o empenho do Colegiado de Curso, o apoio da direção do CCS, o trabalho coletivo em torno de um mesmo ideal, a união, dedicação, compromisso e cooperação entre os professores e o desejo de inovar e criar frente à responsabilidade de formar um profissional consciente, crítico, criativo e reflexivo. Em contrapartida, a carência de tempo devido às atividades docentes e administrativas, a escassez de recursos materiais e humanos e a precariedade da estrutura física, foram mencionados como fatores dificultadores. A avaliação dos docentes também apontou a importância da formação pedagógica continuada. O estudo, ao fornecerem indicadores de mudança, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na consecução do novo currículo de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.    pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3722/2992
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 22 No. 1 (2001); 33-38en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 22 n. 1 (2001); 33-38pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectNursingen-US
dc.subjectIntegrated curriculumen-US
dc.subjectNursing educationen-US
dc.subjectCurricular modification in nursing schoolen-US
dc.subjectImplementation of a new curriculum.en-US
dc.subjectEnfermagempt-BR
dc.subjectCurrículo integradopt-BR
dc.subjectEducação em enfermagempt-BR
dc.subjectMudança curricular na enfermagempt-BR
dc.subjectTransformação curricular.pt-BR
dc.titleGood and bad experiences along the implementation process of the Integrated Curriculum of the Nursing School at the StateUniversity of Londrinaen-US
dc.titleDificuldades e facilidades vividas pelos docentes no processo de implantação do currículo integrado no curso de Enfermagem da Universidade Estadual De Londrinapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record