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Estudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicos

dc.creatorGuedes, Dartagnan Pinto
dc.date2004-12-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:43:43Z
dc.date.available2022-10-18T19:43:43Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6269
dc.identifier10.5433/1679-0367.1981v2n8p227
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/641
dc.descriptionDetermination of the characteristics of the growth and development of students of different socio-economic levels. Evaluation of 360 male children, from 11 to 16 years of age, who attend the public schools of the municipality of Londrina, Parana. Measurements of height, bodily weight, weight of fat and lean corporal mass, were taken. To determine the weight of fat, the measurement of the values of the cutaneous folds, following the standardization of Yuhasz, was utilized. The measured population was divided in two groups, classified according to socio-economic level as determined by the father's occupation, considering the criteria of Glass's table, as modified by Hutchinson. Comparing the results obtained in the group considered of low level and in that of high socio-economic level, statistically significant differences (P < 0,01) were verified for all of the variables studied. It was concluded, by the data obtained in this study, that the socio-economic aspect, together with other factors, can influence significantly the pattern of growth and physical development in children between the ages of 11 and 16.en-US
dc.description  Determinação das características do crescimento e desenvolvimento em escolares de diferentes níveis sócio-econômicos. Avaliação de 360 crianças do sexo masculino, de 11 a 16 anos, que estudam na rede de escolas públicas no município de Londrina, Paraná. Foram realizadas medidas de altura, peso corporal, peso de gordura e massa corporal magra. Para determinar o peso de gordura utilizou-se a medida dos valores de dobras cutâneas, segundo padronização de Yuhasz. A população mensurada foi dividida em dois grupos, classificados pelo nível sócio-econômico determinado pela profissão dos pais, atendendo aos critérios da tabela de Glass, modificada por Hutchinson. Comparando-se os resultados obtidos entre o grupo considerado de baixo nível e o de alto nível sócio-econômico, foram verificadas diferenças estatisticamente significantes (P < 0,01) para todas as variáveis estudadas. Conclui-se, pelos dados obtidos com este estudo, que o aspecto sócio-econômico, aliado a outros fatores, pode influenciar, significativamente, no padrão de crescimento e desenvolvimento físico em menino de 11 a 16 anos.    pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6269/5702
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 2 No. 8 (1981); 227-232en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 2 n. 8 (1981); 227-232pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectCrescimento e desenvolvimentopt-BR
dc.subjectescolarespt-BR
dc.subjectdiferenças sócio-econômicas.pt-BR
dc.titleEstudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicosen-US
dc.titleEstudo do crescimento e desenvolvimento em escolares de 11 a 16 anos de idade de diferentes níveis socioeconômicospt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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