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Estudo somatotipologico em graduandos de Educação Física

dc.creatorGuedes, Dartagnan Pinto
dc.date2004-12-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:43:47Z
dc.date.available2022-10-18T19:43:47Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6311
dc.identifier10.5433/1679-0367.1982v3n11p219
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/675
dc.descriptionDetermination of the somatotypes of Physical Education's freshmen students. 48 males and 59 females were measured through the Heath-Carter somatotype rating form. Afterwards, the results showed an endomorphic component to be predominant among females and the mesomorphic component among males. The results showed slight similarities between malei students when compared with other students from Brazilian and foreign universities. However, results for the females were similar when compared with the Brazilian universities'students, but when compared with foreign universities'data, the mean of somatotype component was significant. The heterogenety and some factors that may have contributed to this difference among females were analysed by the author.en-US
dc.descriptionDeterminação do somatotipo através do método antropométrico de Heath-Carter em graduandos de educação física recém-ingressados na Universidade Estadual de Londrina. Foram avaliados 107 acadêmicos de ambos os sexos, sendo 48 masculinos e 59 femininos. Através dos resultados obtidos, foi possível observar uma predominância do componente endomorfo no sexo feminino e do componente mesomorfo no sexo masculino. Comparando-se os valores obtidos neste estudo, com os resultados encontrados em outras universidades brasileiras e estrangeiras, foi observado uma certa similaridade entre graduandos do sexo masculino, entretanto, no sexo feminino, encontrou-se somatotipos idênticos apenas entre as universidades brasileiras, e, quando comparados com amostras estrangeiras evidenciou-se diferenças significativas entre os somatotipos médios. Analisa-se ainda, a hetereogeneidade da amostra e alguns fatores que poderiam contribuir para que tais diferenças fossem encontradas entre acadêmicas do sexo feminino.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6311/5746
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 3 No. 11 (1982); 219-223en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 3 n. 11 (1982); 219-223pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.titleEstudo somatotipologico em graduandos de educação físicaen-US
dc.titleEstudo somatotipologico em graduandos de Educação Físicapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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