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O ciclo básico nas universidades do estado do Paraná visão critica e proposta de reestruturação

dc.creatorRibas César, Zénite Terezinha
dc.date2004-12-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:43:53Z
dc.date.available2022-10-18T19:43:53Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6352
dc.identifier10.5433/1679-0367.1983v4n14p419
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/709
dc.descriptionThe objectives of this present work are to evaluate to what point the Basic Curriculum of the State Universities of Parana exercise the functions that were conferred by the legislature, and do these functions correspond to the expectation of society. Hopefully, these conclusions will contribute toward the university community being able to take a position which addresses important aspects of University reform. The research is composed of some preliminary considerations, a theorectical treatment of the problem, formulation of a conceptual framework, resulting methodology, analysis of the different problems encountered, a proposal for restructuring, and conclusions. The restructuring proposal consists of five parts referent to the functions and objetives, structure and function, content, methodology, and strategies fo follow up and evaluation. Among the outstanding conclusions are the following: 1) - The Basic Curriculum was not an idea assumed by the State Universities of Parana, but an innovation imposed by the legislation and did not involve the university community. 2) — The professors in general are preoccupied with teaching their subject and riot with any philosophy of teaching, philosophy of science, or even with how their subject fits into the general pattern of the student's education. 3) - Teaching reforms should not be limied to the simple substitution of one subject for another. Deeper thought needs to be given to arrive at a general agreement. No reform is worthwhile unless the community is convinced that its bases has validity.en-US
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo verificar e avaliar até que ponto o Ciclo Básico das Universidades do Estado do Paraná estão exercendo as funções que a legislação lhe conferiu e se estão correspondendo às expectativas da sociedade. Espera-se que seus resultados contribuam para uma tomada de posição por parte das comunidades universitárias quanto a este importante aspecto da Reforma Universitária. O trabalho é composto de algumas considerações preliminares, tratamento teórico do problema, conceituação, procedimentos metodológicos resultados, análise dos principais problemas encontrados, uma proposta de reestruturação e conclusões. A proposta de reestruturação consta de cinco partes referente especificamente a funções e objetivos, estrutura e funcionamento, conteúdo, metodologia e estratégias de acompanhamento e avaliação. Das conclusões devem ser evidenciadas as seguintes: 1) — O Ciclo Básico não foi uma idéia assumida pelas Universidades do Estado do Paraná, sendo uma inovação imposta pela legislação não envolveu as comunidades universitárias; 2) - Os docentes de modo geral estão preocupados em ensinar a "sua disciplina" não se preocupando com uma "filosofia de ensino", com "uma filosofia da ciência" ou até com a destinação de "sua disciplina" no contexto da formação global do aluno; 3) - Reformas de ensino não se restringem as simples substituições de disciplinas nos planos curriculares. Há necessidade de reflexão para se chegar a um pacto comunitário. Nada adiantam as reformas se as bases não estão convecidas de sua validade.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/6352/5791
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 4 No. 14 (1983); 419-432en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 4 n. 14 (1983); 419-432pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.titleO ciclo básico nas universidades do estado do Paraná visão critica e proposta de reestruturaçãoen-US
dc.titleO ciclo básico nas universidades do estado do Paraná visão critica e proposta de reestruturaçãopt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


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