The socialization process in the Kaingáng
O processo de socialização nos Kaingáng
dc.creator | Pereira, Magali Cecili Surjus | |
dc.date | 2004-12-15 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:44:29Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:44:29Z | |
dc.identifier | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7079 | |
dc.identifier | 10.5433/1679-0367.1996v17n2p170 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/905 | |
dc.description | The socialization of children of the Indian Group "Kaingáng" was investigated to find elements which aro present in this psychological process. The group "Kaingáng" is submitted to complex relationships of cultural change in the "Posto Indígena Apucaraninha" and they translate the conditions in which the development of these children happen. Approximately fifty people (including adults and children) participated in this research. The data were obtained from interviews, observations and document consultation. Through them, it was possible to understand different aspects of the activities developed by this group. It was evident that the process in which a child becomes a member of the "Kaingáng'' group occurs without anonymity and disruptions. The Ufo of the "Kaingáng" boys and girls is inserted into previously defined psychosocial paths that limit their development Besides this, a reflection on the role of the school is made taking into consideration a specific political proposal for a Indigenous Education. This proposa! will consider the constitution of individual capable to determine their own lives as well as their group experience. The educational thesis of George H. Moad is highlighted as it postulates the relation between plays and the games and education. The role of these activities is strengthened as a generating condition of individual psychological development. | en-US |
dc.description | A socialização de crianças pertencentes ao grupo indígena Kaingáng foi investigada buscando-se identificar variáveis do processo psicossocial. Complexas relações de aculturação a que estiveram e estão submetidos os Kaingáng do Posto Indígena Apucaraninha traduzem as condições nas quais se inscreve o desenvolvimento dessas crianças. Participaram dessa pesquisa em torna de 50 pessoas entre adultos e crianças. Os dados elaborados foram extraídos de entrevistas, observações e consulta a documentos. Através desses foi possível explicitar diferentes aspectos das atividades desenvolvidas por esse grupo. Evidenciou-se um processo onde gradativamente a criança torna-se membro do grupo Kaingáng sem anonimato e sem rupturas. A vida dos meninos e das meninas Kaingáng se inscreve em trajetórias psicossociais pré-definidas que restringem o desenvolvimento desses. Ao lado disso, faz-se uma reflexão sobre a escola em consonância com uma proposta política de educação específica para as escolas indígenas associada a. um projeto educacional que leve em conta a formação de indivíduos capazes de determinarem sua vida e a de seu grupo. A tese educacional de George H. Mead é destacada na medida que postula a relação das brincadeiras e dos jogos com a educação ressaltando o papel dessas atividades como condição geradora do desenvolvimento psicológico dos indivíduos. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual de Londrina | pt-BR |
dc.relation | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7079/6279 | |
dc.rights | Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde | pt-BR |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 17 No. 2 (1996); 170-177 | en-US |
dc.source | Semina: Ciências Biológicas e da Saúde; v. 17 n. 2 (1996); 170-177 | pt-BR |
dc.source | 1679-0367 | |
dc.source | 1676-5435 | |
dc.subject | Socialization | en-US |
dc.subject | Social Development | en-US |
dc.subject | Indian Children | en-US |
dc.subject | "Kaingéng"group. | en-US |
dc.subject | Socialização | pt-BR |
dc.subject | Desenvolvimento Social | pt-BR |
dc.subject | Crianças Indígenas. | pt-BR |
dc.title | The socialization process in the Kaingáng | en-US |
dc.title | O processo de socialização nos Kaingáng | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.type | Artigo avaliado pelos Pares | pt-BR |
Arquivos deste item
Arquivos | Tamanho | Formato | Visualização |
---|---|---|---|
Não existem arquivos associados a este item. |
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
-
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Metadados coletados da revista Semina: Ciências Biológicas e da Saúde