Mostrar registro simples

Aferição do rendimento escolar dos formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina por meio de um teste de múltipla escolha

dc.creatorMagalhães, Lilia Bueno de
dc.creatorTakahashi, Olga Chizue
dc.creatorChristofolli, Diva Ap.
dc.creatorAlmeida, Satoko Kodama
dc.creatorShoubia, Zeneide
dc.creatorMatsuo, Tiemi
dc.date2004-12-15
dc.date.accessioned2022-10-18T19:44:31Z
dc.date.available2022-10-18T19:44:31Z
dc.identifierhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7097
dc.identifier10.5433/1679-0367.1999v18n2p71
dc.identifier.urihttp://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/921
dc.descriptionStandard tests were used to evaluate quantitative aspects of education, in 1993, a multiple choice questions with 97 items was applied to students who were graduating in Nursing from the State University of Londrina, with the aim at evaluating their performance. The same tests were also answered by nursing students of six other colleges at Paraná State so that results could be compared with those obtained by students of Londrina. The mean mark (61,1) achieved by student's of Londrina was statistically different from that of schools "D" (50,7), "E" (43,8) and "F" (45,3). However there was no statistical evidence for a difference between results obtained by students of Londrina and those achieved by students of schools "A", "B" or "C". Also, there was no statistical difference for mean marks obtained in different areas of knowledge public health (75,3), communicable diseases (73,7) and medical-surgery (60,0) between students of Londrina and students of the schools with the highest performance (A, B and C). in psychiatry, the mean mark was less than 50,0 and there was no statistical difference between the seven schools, it has been suggested that the instrument should go under review and other applications be performed.en-US
dc.descriptionA aferição do rendimento escolar por meio de testes padronizados é utilizada para se medir aspectos quantitativos da educação. Com o objetivo de se avaliar o rendimento de formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1993 aplicou-se um questionário com 97 Questões de múltipla escolha. Para se comparares resultados da UEL, o teste foi aplicado em graduandos de seis outras escolas de enfermagem do Estado do Paraná. A média aritmética de 61,1, para os testandos da UEL. foi diferente estatisticamente dos valores obtidos pelas escolas D (x=50,7) E (x=4B,B) F (x=45,3) e não foi para as escolas A, B, C. Quando as médias são analisadas por área de conhecimento, cm saúde pública, doenças transmissíveis e médico cirúrgica, os valores foram de 75,3 , 73,7 e 60,6 que não se apresentaram estatisticamente significantes para as escolas com maior desempenho (A, 6, C). Em psiquiatria, à média foi inferior a 50,0 e não houve diferenças estatisticamente significantes entre as sete escolas. Sugere-se reavaliação do instrumento e novas aplicações.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt-BR
dc.relationhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/7097/6300
dc.rightsCopyright (c) 2016 Semina: Ciências Biológicas e da Saúdept-BR
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 18/19, No. 2 (1999); 71-78en-US
dc.sourceSemina: Ciências Biológicas e da Saúde; Vol. 18/19, No. 2 (1999); 71-78pt-BR
dc.source1679-0367
dc.source1676-5435
dc.subjectEducational measurementen-US
dc.subjectNursing educationen-US
dc.subjectStandard tests.en-US
dc.subjectAvaliação educacionalpt-BR
dc.subjectEducação em enfermagempt-BR
dc.subjectTestes padronizados.pt-BR
dc.titleEvaluation of nursing students performance by means of a multiple choise test - State University of Londrinaen-US
dc.titleAferição do rendimento escolar dos formandos do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina por meio de um teste de múltipla escolhapt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typeArtigo avaliado pelos Parespt-BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples