Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente para esta coleção
Coleção dedicada para os Trabalhos de Conclusão de Curso de Biblioteconomia da UDESC
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação por Autor "PROFª DR. FRANCISCO CLAUDIO SOARES JUNIOR"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPONDO A LEITURA DE MUNDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(2019-02) Elisabeth Cristina Dantas de Araújo; PROFº. DR. PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ; PROFª DR. RAIMUNDO NONATO JUNIOR; PROFª DR. FRANCISCO CLAUDIO SOARES JUNIORPara o Ensino da Geografia, despertar no aluno o interesse e a possibilidade de enxergar o mundo através de suas concretudes e subjetividades, se torna condição essencial para formar um indivíduo que vê no mundo a materialização do que se aprende também no espaço escolar, e assim contribuir para a ressignificação de conceitos e novas aprendizagens. Nessa tarefa de ensinar a ler o mundo, a Geografia de maneira privilegiada, dispõe de inúmeros caminhos (teóricos e metodológicos) para fazê-lo de maneira ímpar, sendo um deles o Trabalho de Campo, que ao ser transposto ao do Ensino da Geografia passa a ser denominado de Estudo do Meio. Nesse sentido, o texto que ora se apresenta é resultado de reflexões construídas durante a disciplina de Ensino de Geografia I do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo discutir as contribuições trazidas pelo Estudo do Meio na construção dos conhecimentos relacionados à Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O estudo se ampara em autores da Geografia e da Pedagogia, assim como nos documentos oficiais da educação – Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BRASIL, 2018).