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Submissões Recentes
EDUCAÇÃO DOS SENSÍVEIS E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
(2025-02) MARIANO, Meiry Lázara dos Santos; LEAL, Cristyane Batista; Cristyane Batista Leal; Renato de Oliveira Dering; Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champagnatt
A violência escolar é um fenômeno multifacetado que compromete o ambiente
educacional e impacta o desenvolvimento de alunos e professores. Diante desse
cenário, este estudo investiga o papel das artes na promoção de uma cultura de paz
nas escolas, fundamentando-se na abordagem da educação dos sentidos e nos
princípios da educação integral. A pesquisa tem como objetivo principal analisar como
as práticas artísticas podem contribuir para a mitigação da violência escolar, com base
nas diretrizes do Documento Curricular de Goiás (DCGO) e na Lei nº 21.881/2023. Os
objetivos específicos incluem: compreender as origens sociais da violência escolar,
analisar a legislação vigente e propor estratégias pedagógicas baseadas na arte para
o enfrentamento desse problema. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter
bibliográfico e documental, contemplando a análise de diretrizes curriculares e
normativas educacionais que abordam o combate à violência escolar. Os resultados
evidenciam que a educação estética desempenha um papel crucial na formação dos
estudantes, estimulando sensibilidade, criatividade e percepção crítica. A arte, ao
integrar-se ao currículo escolar, fortalece o desenvolvimento socioemocional dos
alunos, promovendo respeito, inclusão e relações interpessoais mais saudáveis. Além
disso, práticas artísticas ampliam o repertório cultural dos estudantes, incentivam a
empatia e contribuem para a construção de um ambiente escolar mais humanizado e
acolhedor. Conclui-se que a implementação de atividades artísticas nas escolas deve
ser incentivada como estratégia essencial para transformar a educação em um espaço
seguro e equitativo, promovendo uma cultura de paz e fortalecendo a formação cidadã
dos alunos.
A REPRESENTAÇÃO DOCUMENTÁRIA DO DOMÍNIO DA ECONOMIA: ANÁLISE DE ESTRUTURAS DE REPRESENTAÇÃO EM LINGUAGENS DOCUMENTÁRIAS E DOCUMENTOS ESPECÍFICOS DE ECONOMIA
(2014) HELIOMAR CAVATI SOBRINHO; Mariângela Spotti Lopes Fujita; João Batista Ernesto de Moraes; Dulce Amélia de Brito Neves; Walter Moreira; Milena Polsinelli Rubi; Hellen de Castro Silva Casarin
Esta pesquisa investiga a representação documentária do domínio da Economia, por meio da análise das estruturas de representação em Linguagens Documentárias e documentos específicos de Economia, a partir da identificação dos termos dos Boletins de Conjuntura Econômica do Brasil. Tem como objetivo geral, contribuir com o desenvolvimento da representação da informação do domínio da Economia, por meio dos resultados da análise de como a informação é representada nas Linguagens Documentárias e, como objetivos específicos: investigar os aspectos teóricos da representação documentária do domínio da Economia; identificar e descrever a informação nos Boletins de Conjuntura Econômica do Brasil; e, analisar a informação do domínio da Economia representada nas Linguagens Documentárias. Tendo em vista, portanto, a peculiaridade e a importância da informação do domínio da Economia, que serve de suporte para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, indaga-se: Como a informação do domínio da Economia é representada pelas Linguagens Documentárias? A tese desta pesquisa é de que o aprimoramento da representação da informação do domínio da Economia depende da delimitação do seu conceito e de estudos das Linguagens Documentárias que a representam. Realiza, então, um estudo teórico-metodológico da Representação do Conhecimento e da Linguagem Documentária, no contexto da Ciência da Informação. Apresenta e descreve três Linguagens Documentárias que abrangem o domínio da Economia: o Vocabulário Controlado da USP; o Tesauro ISOC de Economia; e a tradução da Library of Congress Subject Headings utilizada pela Biblioteca Nacional. Conceitua a informação do domínio da Economia. Utiliza, como metodologia, o “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro”, proposto por Cervantes (2009). A pesquisa conclui que este modelo é um instrumento consolidado e exequível para construção de Linguagens Documentárias. Elabora uma estrutura documentária do domínio da Economia tendo, como parâmetro, as estruturas das Linguagens Documentárias e os documentos específicos da área. A partir da compilação do corpus de termos econômicos dos boletins, do seu cotejamento e verificação nas linguagens pesquisadas, classifica-os para, em seguida, apresentar uma proposta de categorização deles no subdomínio “Indicadores Econômicos”, inserindo-os no Vocabulário da USP. Infere que o conceito de informação do domínio da Economia, assim como o conceito de Indicadores Econômicos, consubstanciam-se como sinônimos de informação, pois indicam um “conjunto de significantes” da conjuntura econômica. Representam, assim, aspectos da realidade produtiva do país, de um estado, de um município, ou mesmo de setores específicos, que podem utilizá-los para tomadas de decisão e consequentes investimentos em inovações que resultem em melhoria para a sociedade.
Editorial HFD, v. 12, n. 23, jun. 2023
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Cinelli, Milton José
Editorial HFD, v. 11, n. 22, dez. 2022
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Nickel, Elton Moura; Cinelli, Milton José
Editorial HFD, v. 13, n. 25, jun. 2024
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Cinelli, Milton José
Editorial HFD, v.12, n 24, dezembro 2023
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Cinelli, Milton José
Editorial
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Santos, Flávio Anthero N. V. dos
Editorial Volume 7 - n. 13 - 2018
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Santos, Flávio Anthero N. V. dos
Editorial
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Santos, Flávio Anthero N. V. dos
Editorial HFD, v. 10, n. 19, junho 2021
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Nickel, Prof. Dr. Elton Moura
Editorial HFD, v. 11, n. 21, jun. 2022
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Nickel, Elton Moura
Editorial HFD, v.9, n 18, dezembro 2020
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Nickel, Prof. Dr. Elton Moura
Editorial HFD, v. 10, n. 20, dez. 2021
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Nickel, Elton Moura
Editorial HFD, v.9, n 17, junho 2020
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Santos, Flávio Anthero N. V. dos
Editorial: v8, n16, setembro de 2019
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Santos, Flávio Anthero N. V. dos
Editorial
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Santos, Flávio Anthero N. V. dos
Editorial
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes
Editorial
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Ferreira, Marcelo Gitirana Gomes
Editorial
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Vianna dos Santos, Flavio Anthero N.
Editorial
(Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)) Gomes Ferreira, Marcelo Gitirana