Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre
    • FAED/UDESC
    • Departamento de Biblioteconomia
    • LabTecGC
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Moodle UDESC
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Daniela Campos Mendes de Barros"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: uma questão de acessibilidade
    (2019-11-30) Daniela Campos Mendes de Barros; Terezinha Cristina da Costa Rocha; Magno Inácio dos Santos
    Esse estudo teve como objetivo abordar a acessibilidade do ensino de ciências e a sua contribuição para a proteção da saúde, através do tema: a prevenção do Papiloma Vírus Humano (HPV). A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte e teve como foco especial estudantes surdos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi feito por meio de uma abordagem qualitativa, através da observação participante e com a aplicação de uma sequência didática que teve como tema o HPV. Os dados foram obtidos com o suporte de instrumentos como diário de campo, filmagens, grupo focais e questionários. Os dados coletados foram discutidos por meio da análise de conteúdo. Apesar do pequeno número de participantes, o que torna os resultados não generalizáveis, foi possível observar desafios de interação e de acesso às informações sobre saúde, o que pode representar uma maior vulnerabilidade da população surda comparada a outros grupos. O estudo permitiu também reflexões sobre o papel do professor e do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos processos de ensino-aprendizado dos estudantes surdos.

Baseado na Plataforma DSpace copyright © 2023-2025 Divino Ignácio Ribeiro Jr - LabTecGC - Laboratório de Tecnologias para Gestão do Conhecimento

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão