Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
URI Permanente para esta coleção
Coleção dedicada para os Trabalhos de Conclusão de Curso de Biblioteconomia da UDESC
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação por Assunto "Formação Crítica Estudantil"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item “DISCORDEI, PRA SER OUVIDA, O GRITO TEM QUE SER POTENTE”: funk e bibliotecários na discussão contra o machismo(2018-12-11) MARINA DUARTE BOTTARO; Fernanda de Sales; Daniella Camara PizarroEste trabalho se propõe a analisar letras de funk, cuja autoria e período temporal sejam distintos, a fim de identificar termos e colocações machistas e suas transversais (violência psicológica, patrimonial, moral e sexual, competição feminina, misoginia, feminicídio e transfobia). O objetivo basilar desta pesquisa é a possibilidade de bibliotecários que atuem em biblioteca escolar a trabalharem com o uso das letras de funk, visando à formação crítica dos estudantes. Para este estudo, considera-se as letras de funk fontes de informação em potencial, dado que é um gênero musical bastante difundido entre os jovens e de constante interação entre eles. Optou-se em aplicar uma metodologia de natureza qualitativa, sendo selecionado um recorte da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin – a Categorização. Para a aplicação da Categorização foi necessário a escolha de uma letra Matriz, a partir da qual criam-se as categorias e a escolha de novas letras. As análises das letras musicais possibilitaram a recomendação de propostas de atividades que tornem a biblioteca escolar um ambiente mais ativo e que incentivem os usuários a serem mais presentes. Ademais, espera-se que com este trabalho, os leitores possam discutir machismo abertamente e refletir sobre uma questão política, ética e de saúde pública.