Conectando a eScience à Ciência da Informação: o big metadado científico e suas funcionalidades

Autores

  • Autor da Silva Autor

Palavras-chave:

Ciência da Informação, E-Science, Big metadado, Dados científicos

Resumo

 No ambiente da eScience, os objetos digitais de pesquisa são caracterizados por terem um ciclo de vida complexo e longo, que depende de diferentes contextos disciplinares e perspectivas de (re)uso. Este ciclo de vida começa antes do início da pesquisa e se estende para além do final do projeto, ao longo dessa jornada, vários tipos de metadados são adicionados aos objetos, atribuídos por diferentes atores, incluindo aqueles gerados automaticamente por instrumentos científicos e ferramentas de workflow, num processo contínuo de agregação de valor aos conjuntos de dados e a outros objetos de pesquisa. Nesse contexto, os objetos digitais de pesquisa são acompanhados por uma ampla gama de metadados - com muitas funções e propriedades - que muitas vezes superam os próprios dados em volume e até em importância, configurando um “big metadado científico” de difícil organização e gestão. Objetivo: Apresentar de forma sistematizada as funções dos novos metadados a fim de apoiar a gestão de metadados e a construção de esquemas disciplinares. Metodologia: Subjacente à construção da proposta, quatro eixos dão sustentação metodológica ao estudo: histórico, pragmático, de padronização e epistemológico. Resultados: Como resultado é proposto um modelo para esquematização dos diversos elementos de metadados baseado nas suas funcionalidades, tendo como pressuposto a conexão da eScience com a Ciência da Informação estabelecida pelo big metadado. Conclusão: Conclui-se que o big metadado cria uma conexão entre a eScience e a CI, e que para além da necessidade da curadoria dos objetos de pesquisa, é necessário também uma gestão FAIR especifica para os metadados.

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Publicado

2025-04-25

Como Citar

Conectando a eScience à Ciência da Informação: o big metadado científico e suas funcionalidades. (2025). Revista Da 7a Fase 2025 Turma B, 1(1). https://labtecgc.udesc.br/ojs-lab-01/index.php/revista7tb/article/view/58

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