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A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:: estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças.
dc.creator | Kuo, Chang Chih | |
dc.creator | Calarge, Felipe Araújo | |
dc.creator | Calado, Robisom Damasceno | |
dc.date | 2015-04-30 | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T19:09:03Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T19:09:03Z | |
dc.identifier | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2809 | |
dc.identifier.uri | http://www.labtecgc.udesc.br/tabd1/handle/123456789/407 | |
dc.description | As técnicas e métodos de treinamento nas organizações tem-se pautado ao logo dos tempos em métodos baseados no que se denomina de abordagem passiva, onde o moderador interage com os participantes principalmente através de aulas expositivas, relato de casos pessoais e transferência de conhecimento muitas vezes baseada na experiência e conhecimento adquiridos pelo mesmo. O que se denomina de "Metodologias Ativas de Aprendizagem" proprõem um enfoque distinto, onde a preocupação passa a ser a aprendizagem baseada em fatos, experiências e percepções de cada indivíduo, com enfoque no desafio ao aprendizado através de associações e raciocínio. Esse trabalho visa debater a questão de como a metodologia ativa baseada em jogos de simulação possibilita aos participantes de treinamentos em Lean Thinking uma maior compreensão e retenção dos conceitos de nivelamento de produção, quando comparados com a forma convencional de treinamentos. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa através de estudos de casos em empresas, sendo realizadas observações “in loco”, analise de materiais e coleta de informações por meio de entrevistas não estruturadas. Em face dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que existe um potencial para utilização de metodologias ativas em treinamentos nas organizações, no entanto uma análise mais ampla deve ser conduzida visando comparar as vantagens e limitações das metodologias ativas em relação as metodologias tradicionais, quando aplicadas em treinamentos nas organizações. | pt-BR |
dc.format | application/pdf | |
dc.language | por | |
dc.publisher | Universidade de Brasilia | pt-BR |
dc.relation | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2809/2515 | |
dc.source | ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V. 6, Supl. 2 (2015); Pag.1040-1055 | en-US |
dc.source | Revista Gestão & Saúde; V. 6, Supl. 2 (2015); Pag.1040-1055 | pt-BR |
dc.source | 1982-4785 | |
dc.title | A utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos de nivelamento de produção LEAN:: estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo de autopeças. | pt-BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
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