Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre
    • FAED/UDESC
    • Departamento de Biblioteconomia
    • LabTecGC
    • Apresentação
    • Contato
  • Orientações
    • Normas para auto depósito
    • Regulamento do Repositório
    • Moodle UDESC
    • Política de Privacidade
    • Termos de uso
  • Comunidades e Coleções
  • Busca no Repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ELISA RODRIGUES DASSOLER"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    KEN SARO-WIWA, PRESENTE!”: DISCUSSÕES SOBRE ARTE, ATIVISMO E RACISMO AMBIENTAL
    (2017-07-28) ELISA RODRIGUES DASSOLER; Célia Maria Antonacci Ramos; Andréia da Silva Moassab
    Ken Saro-Wiwa foi um reconhecido escritor, produtor e ativista nigeriano que dedicou a maior parte da sua vida lutando contra a marginalização de grupos étnicos minoritários e a exploração abusiva de petróleo na região do Delta do Níger, naNigéria. Em 1990, em Ogoni, sua terra natal, Ken Saro-Wiwa organizou o Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni (MOSOP), um ativismo de insurgência indígena contra o colonialismo energético que, em 1993, expulsou a Shell de seu território após uma manifestação histórica com trezentas mil pessoas. Identificado como figura chave e porta-voz do movimento, Ken Saro-Wiwa foi preso várias vezes. Em 1995, ao lado de mais oito ativistas do MOSOP, Ken Saro-Wiwa foi julgado por um tribunal militar fraudulento e condenado à pena de morte. Rememorado como mártir e símbolo do movimento de resistência pacífica em Ogoni, sua história de ativismo contra o genocídio e as práticas de racismo ambiental no Delta do Níger permanece viva, presente. Com o objetivo de investigar seu legado, realizei em 2015, por ocasião dos vinte anos de sua morte, um Estágio Sanduíche em Londres onde pude participar e documentar uma intensa movimentação artística em sua homenagem e em solidariedade à resistência do povo ogoni. Como resultado, apresento o documentário longa-metragem “Ken Saro-Wiwa, presente!” e este estudo, escrito a partir de uma perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, especialmente construída no diálogo com autores dos chamados estudos pós-coloniais e do pensamento descolonial. Neste trabalho, apresento o conceito de racismo ambiental, contextualizo a história de Ken Saro-Wiwa, do MOSOP e da exploração de petróleo no Delta do Níger, e discuto a relevância política e cultural de projetos artísticos dedicados à memória de Ken Saro-Wiwa em Londres. Reconhecendo as interdependências entre os lugares e o papel que Londres ocupa nas geopolíticen Saro-Wiwa foi um reconhecido escritor, produtor e ativista nigeriano que dedicou a maior parte da sua vida lutando contra a marginalização de grupos étnicos minoritários e a exploração abusiva de petróleo na região do Delta do Níger, na Nigéria. Em 1990, em Ogoni, sua terra natal, Ken Saro-Wiwa organizou o Movimento pela Sobrevivência do Povo Ogoni (MOSOP), um ativismo de insurgência indígena contra o colonialismo energético que, em 1993, expulsou a Shell de seu território após uma manifestação histórica com trezentas mil pessoas. Identificado como figura chave e porta-voz do movimento, Ken Saro-Wiwa foi preso várias vezes. Em 1995, ao lado de mais oito ativistas do MOSOP, Ken Saro-Wiwa foi julgado por um tribunal militar fraudulento e condenado à pena de morte. Rememorado como mártir e símbolo do movimento de resistência pacífica em Ogoni, sua história de ativismo contra o genocídio e as práticas de racismo ambiental no Delta do Níger permanece viva, presente. Com o objetivo de investigar seu legado, realizei em 2015, por ocasião dos vinte anos de sua morte, um Estágio Sanduíche em Londres onde pude participar e documentar uma intensa movimentação artística em sua homenagem e em solidariedade à resistência do povo ogoni. Como resultado, apresento o documentário longa-metragem “Ken Saro-Wiwa, presente!” e este estudo, escrito a partir de uma perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, especialmente construída no diálogo com autores dos chamados estudos pós-coloniais e do pensamento descolonial. Neste trabalho, apresento o conceito de racismo ambiental, contextualizo a história de Ken Saro-Wiwa, do MOSOP e da exploraçãode petróleo no Delta do Níger, e discuto a relevância política e cultural de projetos artísticos dedicados à memória de Ken Saro-Wiwa em Londres. Reconhecendo as interdependências entre os lugares e o papel que Londres ocupa nas geopolíticas neocoloniais de exploração de petróleo, os projetos artísticos apresentados nesta tese denunciam práticas abusivas por instituições públicas e privadas na exploração de petróleo, colaboram no processo de reivindicação por políticas de reparação às vítimas dessa “guerra silenciada” e, sobretudo, mostram que a arte pode exercer pressão política por mudanças sociais. as neocoloniais de exploração de petróleo, os projetos artísticos apresentados nesta tese denunciam práticas abusivas por instituições públicas e privadas na exploração de petróleo, colaboram no processo de reivindicação por políticas de reparação às vítimas dessa “guerra silenciada” e, sobretudo, mostram que a arte pode exercer pressão política por mudanças sociais.

Baseado na Plataforma DSpace copyright © 2023-2025 Divino Ignácio Ribeiro Jr - LabTecGC - Laboratório de Tecnologias para Gestão do Conhecimento

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão