Grupo 04
URI Permanente desta comunidade
Sub-comunidade para atividades da disciplina Bibliotecas Digitais II (2024).
Grupo: Valéria, Nicole, Estefany e Patrícia.
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Equipe responsável:
PATRICIA DAMASCO PEDROSO MEIRA
ESTEFANY GUALDES SOUZA
VALERIA MACHADO WEINHARDT BORGES
NICOLE SOUZA
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Item “AOS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS” UM OLHAR SOBRE O EXPERIMENTO COM A PEÇA DIDÁTICA(2008-01-01) LIA AIRES DA SILVA MOTTA; Beatriz Ângela Vieira Cabral; Beatriz Ângela Vieira Cabral; Beatriz Ângela Vieira CabralEste trabalho de conclusão de curso apresenta a teoria da peça didática brechtiana, seu contexto histórico e suas características. Também é parte desta pesquisa a exposição de uma prática realizada com a peça didática como metodologia do ensino do teatro. Com este trabalho apresento algumas idéias que me acompanharam durante minha jornada acadêmica relacionadas à educação. Para isso proponho no terceiro capitulo um diálogo com dois representantes da pedagogia crítica atual, a fim de discutir a relevância da metodologia apresentada para os atuais contextos da educação pública no Brasil.Item Acessibilidade aos deficientes visuais e físicos nas bibliotecas públicas da Grande Florianópolis: algo concreto ou imaginário?(2011-11-18) Ritchelly da Silva; Maria de Jesus do Nascimento; Daniela Fernanda Assis de Oliveira SpudeitIdentifica a acessibilidade dos deficientes visuais e físicos à biblioteca pública estadual de Santa Catarina e as municipais da grande Florianópolis. Pesquisa de caráter descritivo e exploratório tem como público alvo deficientes visuais com cegueira total ou visão subnormal, e deficientes físicos cadeirantes ou com mobilidade reduzida. Selecionou-se uma amostra constituída das bibliotecas situadas nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, que totalizaram cinco bibliotecas municipais e uma estadual isto é, 60% do total de dez bibliotecas. Um formulário foi utilizado como instrumento de coleta de dados e o levantamento dos dados foi feito por meio da técnica de observação. Os dados foram analisados qualitativamente, observando-se a infraestrutura e os instrumentos que as bibliotecas disponibilizam para facilitar a acessibilidade aos deficientes visuais e físicos. Foi constatado que nenhuma das bibliotecas públicas oferecem condições adequadas de acessibilidade aos deficientes visuais e físicos.Item A Biblioterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo(TEA) ): uma revisão bibliográfica.(2016-04-16) Letícia Gomes D’Agostin; Ana Maria Pereira; Daniella Camara Pizarro; Caroline KernO presente trabalho tem como objetivo apresentar a biblioterapia como uma nova proposta de atuação para o campo do bibliotecário, assim como sua utilização no auxílio do tratamento psicológico e terapêutico, para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, por meio de revisão bibliográfica, que busca compreender o conceito de biblioterapia,sua históriae a aplicação de suas ferramentas e desenvolvimento como prática terapêutica. O estudo foirealizadopor meio de análise de seis trabalhos publicados, tendo estabelecido previamente os seguintes termos de busca: Biblioterapia AND Autismo; Biblioterapia AND TEA e Biblioterapia e Transtorno Espectro do Autismo.Para isso, foram verificados títulos, resumos e palavras-chave e analisado o conteúdo abordado de acordo com os descritores selecionados, com isso, seguimos com a validação dos trabalhos recuperados. Os resultados apontam que o uso da biblioterapia como auxílio no tratamento de pessoas com TEA pode ser eficaz, porém, após análise dos dados, identificou-se por meio da revisão de literatura que a biblioterapia ainda é abordada de forma superficial quando se trata do TEA. Conclui-se que entre os anos 2000 até 2021, foram publicados cento e vinte e quatro trabalhos sobre biblioterapia e autismo. Sendo assim, identificou-se que há necessidade de aumento na produção de materiais para pesquisas relacionados ao tema principal para maior aprofundamento.Item ENFATIZANDO A CRIATIVIDADE NO GAME DESIGN DE JOGOS SÉRIOS(2020-11-27) Diego Sauter Possamai; Marcelo da Silva Hounsell; Marcelo da Silva Hounsell; Frederick Marinus Constant Van Amstel; Avanilde Kemczinski; Isabela GaspariniNão há um consenso sobre o que caracteriza um jogo criativo e como o seu projeto incorpora estes elementos. Isto leva a uma dificuldade em como fomentar a criatividade no processo de design de jogos, principalmente para os jogos sérios (JS), que vêm sendo criticados pela falta de criatividade e apresentam outras dificuldades, como tempo para crianção dos jogos e pessoas para desenvolvê-los. Este trabalho apresenta uma metodologia para desenvolvedores de jogos denominada ABCDE, de forma que eles possam aplicá-la no design de JS, sendo inserida no estágio conceitual do design com foco na geração de mecânicas de jogos. A metodologia ABCDE constitue-se numa estrutura que alinha modelos de criatividade com o uso de ferramentas de brainstorming, ao pensamento convergente-divergente. A ABCDE adota uma sequência que envolve um processo de seleção e pareamento de participantes, seguida de um workshop dividido em fases de geração de ideias, resultando em conceitos de mecânicas que podem ser incorporadas em um projeto de desenvolvimento de JS, atendendo seus objetivos e restrições sérios. A metodologia ABCDE foi construída em ciclos que envolveram análise, proposição, aplicação (seleção, workshop) e avaliação. Para avaliar a versão final da metodologia, analisou-se a produção dos participantes do último workshop utilizando-se a Matriz de Análise de Produto. Os resultados apontam que houve um ganho significativo no quesito tempo onde a execução da metodologia ABCDE pôde ser preparada e executada em 8 horas, e o processo comparado, sem ABCDE, durou vários meses. A medição da percepção de criatividade nas mecânicas geradas com e sem a ABCDE não geraram diferenças significativas de mecânicas criativas, ou seja, estas foram equivalentes neste quesito. Portanto, a ABCDE consegue gerar mecânicas de jogos com uma percepção de criatividade próxima a de outras abordagens em muito menos tempo. Ainda, a ABCDE envolve indivíduos quaisquer e pode ser inserida como parte de outras metodologias de game design, não só de JS. Desta forma, a metodologia ABCDE tem potencial para auxiliar na concepção de jogos criativos.Item ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO NO BAIRRO SAGUAÇÚ EM JOINVILLE(2021-08-16) Lucas Augusto de Mouraes Pereira; José Carlos Vieira; Marco Otávio Bley do Nascimento; Luiz Alberto SouzaA análise da viabilidade econômico-financeira de um empreendimento na construção civil é uma importante ferramenta de planejamento e controle, que tem como objetivo auxiliar o investidor na tomada de decisão de realizar ou não um projeto. A otimização de projetos, compreensão de demandas e a previsibilidade de cenários ao longo da obra são características marcantes de um bom estudo de viabilidade e que contribuem para decisões mais assertivas para se atingir o sucesso do empreendimento. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a viabilidade econômico-financeira da demolição de uma residência de 92,34m² e execução de um conjunto de três unidades geminadas no bairro Saguaçú no município de Joinville-SC. Para os objetivos específicos definiu-se como essencial a realização de uma pesquisa sobre o mercado imobiliário local, a definição de um anteprojeto para o terreno, a obtenção dos custos relacionados a execução do empreendimento, a elaboração do cronograma da obra e o estudo da viabilidade e riscos do empreendimento através de indicadores econômicos. Primeiramente, realizou-se a pesquisa de mercado para melhor entender as demandas do setor imobiliário local, seguindo do estudo da legislação vigente para o uso e ocupação do solo. Assim, pôde-se definir o melhor padrão construtivo a ser estudado a partir da elaboração do anteprojeto das unidades geminadas. Finalizada esta etapa, calculou-se o custo de execução do empreendimento e juntamente com a elaboração do cronograma de obra pode-se projetar as receitas e compor do fluxo de caixa. Por fim, foi possível realizar o cálculo da viabilidade econômico-financeira do projeto, através de indicadores econômicos usualmente utilizados para essa categoria de estudo e analisar os possíveis riscos ao longo da execução do empreendimento. A conclusão do estudo de viabilidade econômico-financeira foi que o projeto é viável mas devem ser ponderados os fatores que afetam a lucratividade do empreendimento.Item “O FUTURO JÁ É O QUE SOMOS”: TEMPORALIDADES, IDENTIDADES E DEMANDAS DO PRESENTE NAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DO(S) FUTURISMO(S) INDÍGENA(S) NO BRASIL(2023-07-11) Helena Fediuk Gohl; Luisa Tombini Wittmann; Claudia Mortari; Mariana Albuquerque Dantas; Caroline Jaques Cubas; Sandor BringmannEste trabalho dialoga com cinco artistas indígenas contemporâneos que se identificam com o florescer do(s) Futurismo(s) Indígena(s) no cenário nacional, especificamente em regiões que abarcam o nordeste do Brasil. São ele/as: Fylomenal, Julia Dudu, Kadu Tapuya, Rayanne Lira e Renata Tupinambá. O objetivo central volta-se para a construção de conhecimento sobre múltiplas temporalidades de diferentes povos e pessoas indígenas, focando nas demandas que indivíduos levantam no presente, almejando expandir a reflexão sobre o tempo e a história indígena em uma perspectiva decolonial no diálogo com o campo da História do Tempo Presente. Para tanto, foram realizadas análises de entrevistas realizadas, assim como de produções artísticas (textos, pinturas, colagens e fotografias) produzidas entre 2020 e 2022. Busca-se assim abrir possibilidades de estudo sobre a arte indígena contemporânea, explorando conexões entre a arte e a historiografia, pois pouco se produziu sobre o emergente movimento no Brasil. Ressalta-se, portanto, importância da arte como produtora de conhecimento e ferramenta de luta, assim como potente processo curativo, especialmente ao que tange a construção de uma narrativa e uma contra-narrativa histórica e temporal autorreferente, levando em consideração processos históricos, identitários e territoriais