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Item 0 modelo monarquista de política de informação na Universidade do Estado de Santa Catarina The monarchist model of information politics in the Universidade do Estado de Santa Catarina(Associação Catarinense de Bibliotecários) Kroeff, Márcia SilveiraItem 0 modelo monarquista de política de informação na Universidade do Estado de Santa Catarina The monarchist model of information politics in the Universidade do Estado de Santa Catarina(Associação Catarinense de Bibliotecários) Kroeff, Márcia SilveiraItem 0 modelo monarquista de política de informação na Universidade do Estado de Santa Catarina The monarchist model of information politics in the Universidade do Estado de Santa Catarina(Associação Catarinense de Bibliotecários) Kroeff, Márcia SilveiraItem 14. Painel Biblioteconomia em Santa Catarina, 23 a 25 de outubro de 1995 p. 91-106(Associação Catarinense de Bibliotecários) ACB, Relatoria GeralItem A arte como meio de comunicação(2023-10-04) Zenilda Alves Zanatta; Lúcia Helena Tiosso Moretti; Lúcia Helena Tiosso Moretti; Isaac Antonio Camargo; Sônia CardosoEsta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa - ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema "DOM" de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas a medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes, foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.Item A atuação do carro-biblioteca como agente de transformação nas comunidades rurais da ilha de Santa Catarina de outubro de 1996 a novembro de 1997 p. 97- 112(Associação Catarinense de Bibliotecários) Daniel, Fabiana; Passos, Lidyani Mangrich dos; Carvalho, Lucimara Aparecida; Valerim, PatríciaItem A atuação do carro-biblioteca como agente de transformação nas comunidades rurais da ilha de Santa Catarina de outubro de 1996 a novembro de 1997 p. 97- 112(Associação Catarinense de Bibliotecários) Daniel, Fabiana; Passos, Lidyani Mangrich dos; Carvalho, Lucimara Aparecida; Valerim, PatríciaItem A atuação do carro-biblioteca como agente de transformação nas comunidades rurais da ilha de Santa Catarina de outubro de 1996 a novembro de 1997 p. 97- 112(Associação Catarinense de Bibliotecários) Daniel, Fabiana; Passos, Lidyani Mangrich dos; Carvalho, Lucimara Aparecida; Valerim, PatríciaItem A biblioteca da Associação Catarinense para Integração do CegoThe library of Santa Catarina Association for the blind integration p.291-296(Associação Catarinense de Bibliotecários) Titão, Fábia PortoItem A Biblioterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo(TEA) ): uma revisão bibliográfica.(2016-04-16) Letícia Gomes D’Agostin; Ana Maria Pereira; Daniella Camara Pizarro; Caroline KernO presente trabalho tem como objetivo apresentar a biblioterapia como uma nova proposta de atuação para o campo do bibliotecário, assim como sua utilização no auxílio do tratamento psicológico e terapêutico, para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, por meio de revisão bibliográfica, que busca compreender o conceito de biblioterapia,sua históriae a aplicação de suas ferramentas e desenvolvimento como prática terapêutica. O estudo foirealizadopor meio de análise de seis trabalhos publicados, tendo estabelecido previamente os seguintes termos de busca: Biblioterapia AND Autismo; Biblioterapia AND TEA e Biblioterapia e Transtorno Espectro do Autismo.Para isso, foram verificados títulos, resumos e palavras-chave e analisado o conteúdo abordado de acordo com os descritores selecionados, com isso, seguimos com a validação dos trabalhos recuperados. Os resultados apontam que o uso da biblioterapia como auxílio no tratamento de pessoas com TEA pode ser eficaz, porém, após análise dos dados, identificou-se por meio da revisão de literatura que a biblioterapia ainda é abordada de forma superficial quando se trata do TEA. Conclui-se que entre os anos 2000 até 2021, foram publicados cento e vinte e quatro trabalhos sobre biblioterapia e autismo. Sendo assim, identificou-se que há necessidade de aumento na produção de materiais para pesquisas relacionados ao tema principal para maior aprofundamento.Item A criatividade nas unidades de informação The creativity in units of information(Associação Catarinense de Bibliotecários) Gonçalves, Paulo de Castro; Silva, Nicole PatriciaItem A criatividade nas unidades de informação The creativity in units of information(Associação Catarinense de Bibliotecários) Gonçalves, Paulo de Castro; Silva, Nicole PatriciaItem A criatividade nas unidades de informação The creativity in units of information(Associação Catarinense de Bibliotecários) Gonçalves, Paulo de Castro; Silva, Nicole PatriciaItem A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS DE VARGAS E JK(Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) Dantas, JéfersonItem A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS DE VARGAS E JK(Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) Dantas, JéfersonItem A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS DE VARGAS E JK(Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) Dantas, JéfersonItem A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS DE VARGAS E JK(Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) Dantas, JéfersonItem A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS DE VARGAS E JK(Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) Dantas, JéfersonItem A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS DE VARGAS E JK(Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) Dantas, JéfersonItem A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS DE VARGAS E JK(Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) Dantas, Jéferson