A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Data
2015-12-06
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Resumo
Este trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre a importância do ensino de Arte
no currículo do ensino formal, tomando como recorte uma pesquisa realizada em
uma escola pública da rede estadual de ensino do Município de Bom Despacho/MG.
Tal pesquisa revela uma tentativa de compreender como a arte está inserida no
espaço escolar, bem como as formas de intervenção que envolvem essa disciplina.
Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observações de aulas de
Arte de uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel
Robertinho durante o ano de 2015 e o questionário estruturado para a professora
dessa turma observada. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre
o espaço geralmente ocupado pela disciplina de Arte no contexto escolar da escola
na qual se deu a pesquisa. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade
conferida por lei para o ensino de Arte, este ainda não possui a devida importância,
como as demais disciplinas do currículo escolar. As reflexões aqui realizadas indicam
que o ensino de Arte na escola ainda carece de um trabalho mais efetivo e com
maior valorização, o que envolve principalmente uma maior qualificação dos
professores que trabalham com tal área na escola fundamental. Verifica-se que a
obrigatoriedade desse ensino não é o bastante para garantir a qualidade do trabalho
com esta disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar que há muito a
avançar neste quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do
professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não deste ensino na escola.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Arte, Obrigatoriedade, Professor