Considerações sobre os desenhos de Sandro Botticelli para a Divina Comédia
Data
2007-12-04
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Resumo
A tese aborda alguns aspectos dos desenhos que o pintor florentino Alessandro di
Marianni di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli (1445-1510), realizou, em data incerta entre
1480 e 1500, para a ilustração da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321). Tais
desenhos, feitos sobre pergaminho, foram separados durante séculos e sempre muito pouco
se soube a seu respeito. Eles formam, ademais, o cerne de uma série de reflexões sobre o
papel das artes figurativas no chamado Renascimento italiano, as quais envolvem as
seguintes temáticas: a relação entre palavra e imagem; a presença de um diálogo com a
tradição anterior de manuscritos ilustrados para o poema de Dante; o debate entre os
comentadores da Comédia e a intersecção de projetos intelectuais, nas cidades italianas de
fins do Quattrocento, sobre a recepção e compreensão do legado de Dante, como é o caso
da primeira edição do Comento Sopra La Comedia, de 1481, do humanista Cristoforo
Landino (1425-1498), e os incunábulos e as edições posteriores; e a visão de que, mais do
que ilustrador, Botticelli também foi um comentador da Comédia, a partir de análises de
algumas iconografias de seus desenhos.
Descrição
Palavras-chave
Botticelli, Sandro, Ilustrações, 1444 ou 5-1510, Dante Alihieri, Divina comédia, Arte renascentista