Promotion of language accessibility to the professor with deafness at UFG/Regional Catalão
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Universidade do Estado de Santa Catarina
Resumo
Descrição
The aim of this paper is to analyze how the University is positioned in front of the legal challenges for the implementation of the linguistic accessibility to deaf teachers, especially regarding the hiring of the professional interpreter as a means of inclusion of the teacher in the academic context. Thus, we seek to analyze the public policies aimed at the accessibility of this professional, since it is recurrent its insertion in the classrooms and, above all, in the universities. The purpose of this research is to discuss the promotion of linguistic accessibility to the deaf teacher at the UFG / RC. The theoretical basis of the study was based on the works of authors who work in the area of inclusion and accessibility of deaf people such as Schubert (2012), Quadros (2004; 2005). We also conducted a documentary research on the measures taken to make the academic environment more accessible to these professionals in the institution. In addition, we analyze the legislation that covers matters concerning the accessibility that should be legally offered to deaf people as a support to correlate the information obtained. The research revealed that the University is not yet ready to include the deaf professional.
O objetivo deste artigo é analisar como a Universidade se posiciona frente aos desafios legais para a implementação da acessibilidade linguística aos docentes surdos, principalmente no que tange à contratação do profissional intérprete como meio de inclusão do professor no contexto acadêmico. Assim, buscamos analisar as políticas públicas voltadas à acessibilidade deste profissional, tendo em vista que é recorrente sua inserção nas salas de aula e, sobretudo, nas universidades. O objeto de pesquisa desse trabalho é discutir sobre a promoção da acessibilidade linguística ao docente surdo na UFG/Regional Catalão, onde há uma atuação frequente de educadores com surdez. A fundamentação teórica do estudo se valeu das obras de autores que atuam na área da inclusão e acessibilidade da pessoa surda como Schubert (2012) e Quadros (2004; 2005). Realizamos ainda uma pesquisa documental sobre as medidas tomadas para tornar o ambiente acadêmico mais acessível a esses profissionais na instituição. Além disso, analisamos a legislação que abrange assuntos concernentes à acessibilidade que legalmente deve ser oferecida às pessoas surdas como suporte para correlacionar às informações obtidas. A pesquisa revelou que a Universidade ainda não está preparada para incluir o profissional surdo como parte constituinte da instituição.
O objetivo deste artigo é analisar como a Universidade se posiciona frente aos desafios legais para a implementação da acessibilidade linguística aos docentes surdos, principalmente no que tange à contratação do profissional intérprete como meio de inclusão do professor no contexto acadêmico. Assim, buscamos analisar as políticas públicas voltadas à acessibilidade deste profissional, tendo em vista que é recorrente sua inserção nas salas de aula e, sobretudo, nas universidades. O objeto de pesquisa desse trabalho é discutir sobre a promoção da acessibilidade linguística ao docente surdo na UFG/Regional Catalão, onde há uma atuação frequente de educadores com surdez. A fundamentação teórica do estudo se valeu das obras de autores que atuam na área da inclusão e acessibilidade da pessoa surda como Schubert (2012) e Quadros (2004; 2005). Realizamos ainda uma pesquisa documental sobre as medidas tomadas para tornar o ambiente acadêmico mais acessível a esses profissionais na instituição. Além disso, analisamos a legislação que abrange assuntos concernentes à acessibilidade que legalmente deve ser oferecida às pessoas surdas como suporte para correlacionar às informações obtidas. A pesquisa revelou que a Universidade ainda não está preparada para incluir o profissional surdo como parte constituinte da instituição.
Palavras-chave
Docente, Surdez, Acessibilidade, Acessibilidade linguística do Professor Surdo