Right, inclusion and art education: a experiment turned to the construction of the critical consciousness
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Universidade do Estado de Santa Catarina
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This article presents a set of reflections on the educational action entitled: Fundamental Rights and Contemporary Art: a multidisciplinary dialogue aimed at public high school students. The development of the creative process and knowledge about human rights enabled students to deepen their critical awareness of important issues arising from themselves and their collectivity. Their reports demonstrated aspects of the recognition and affirmation of themselves and their groups, in addition to the awareness of the symbolic violence to which they are subjected. The results denoted the achievement by students of a certain level of opposition to the barrier that impedes the exercise of citizenship provided for as the foundation of the Democratic Rule of Law in the Brazilian Federal Constitution/1988.
Este artigo apresenta um conjunto de reflexões sobre a ação educacional intitulada: DireitosFundamentais e Arte Contemporânea: um diálogo multidisciplinar e dirigida a estudantes doEnsino Médio da rede pública. Sendo assim, o planejamento curricular do projeto baseou-se emtemas fundamentais do Direito para compreender direitos humanos, além de um conjunto deartistas e técnicas familiares às planejadoras, as quais viriam a ser experimentadas comestudantes de Ensino Médio. O desenvolvimento do processo criativo a partir desseplanejamento possibilitou um aprofundamento da consciência crítica pelos estudantes sobrequestões importantes advindas de si mesmos e sobre sua coletividade. Surgem, então, relatosdurante as atividades, os quais demonstravam aspectos sobre o reconhecimento e a afirmaçãode si mesmos e de seus grupos, além da consciência da violência simbólica a qual sãosubmetidos. O uso de diários de campo para esse estudo de intervenção permitiu o registrodesses achados. Os resultados denotaram a conquista pelos estudantes de certo nível deoposição à barreira impeditiva ao exercício da cidadania prevista enquanto fundamento doEstado Democrático de Direito na Constituição Federal Brasileira/1988.
Este artigo apresenta um conjunto de reflexões sobre a ação educacional intitulada: DireitosFundamentais e Arte Contemporânea: um diálogo multidisciplinar e dirigida a estudantes doEnsino Médio da rede pública. Sendo assim, o planejamento curricular do projeto baseou-se emtemas fundamentais do Direito para compreender direitos humanos, além de um conjunto deartistas e técnicas familiares às planejadoras, as quais viriam a ser experimentadas comestudantes de Ensino Médio. O desenvolvimento do processo criativo a partir desseplanejamento possibilitou um aprofundamento da consciência crítica pelos estudantes sobrequestões importantes advindas de si mesmos e sobre sua coletividade. Surgem, então, relatosdurante as atividades, os quais demonstravam aspectos sobre o reconhecimento e a afirmaçãode si mesmos e de seus grupos, além da consciência da violência simbólica a qual sãosubmetidos. O uso de diários de campo para esse estudo de intervenção permitiu o registrodesses achados. Os resultados denotaram a conquista pelos estudantes de certo nível deoposição à barreira impeditiva ao exercício da cidadania prevista enquanto fundamento doEstado Democrático de Direito na Constituição Federal Brasileira/1988.
Palavras-chave
direitos fundamentais, ensino de artes, habitus, moral existencialista, cidadania, 8.03.00.00-6 Artes, 8.03.10.00-1 Educação Artística, educação, fundamental rights, arts teaching, habitus, existentialist morality, citizenship