Perception of teachers of specialized educational attention on the physical conditions and materials of the multifunctional resource rooms
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Universidade do Estado de Santa Catarina
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This article aimed to analyze the perception of Specialized Educational Service (AEE) teachers about the physical and material conditions of Multifunctional Resource Rooms (SRM) in the Piemonte region of Diamantina, Bahia. For the data collection of this research, a questionnaire containing closed questions and multiple alternatives was produced. In addition to favoring the capture of respondents' opinions in previously defined response options, the questionnaire allows reaching a large population, a lower level of training of respondents and guarantees the anonymity of the identities of the participating subjects. Summarizing the majority perception of the teachers, it was possible to observe that the items considered good were: size of the physical space, quantity of materials for the AEE, permanent and consumption materials, lighting, internal noise, cleanliness of the environment and safety around the school where SRM is deployed. Accessibility and adaptations were curiously divided into good and regular. The offer of Assistive Technologies was considered regular. However the level of outside noise is regular, ventilation and temperature were considered poor.
Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca das condições físicas e materiais das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) existentes na região do Piemonte da Diamantina, Bahia. Para a coleta de dados desta pesquisa foi produzido um questionário contendo perguntas fechadas e de múltiplas alternativas. Além de favorecer a captação de opiniões dos entrevistados em opções de resposta previamente definidas, o questionário permite atingir uma grande população, um menor nível de treino de entrevistados e garante o anonimato das identidades dos sujeitos participantes. Resumindo a percepção majoritária dos docentes foi possível observar que os itens considerados bons foram: tamanho do espaço físico, quantidade de materiais para o AEE, materiais permanentes e de consumo, iluminação, ruído interno, a limpeza do ambiente e a segurança no entorno da escola onde a SRM está implantada. A acessibilidade e adaptações curiosamente ficaram divididos em bom e regular. Já a oferta de Tecnologias Assistivas foi considerada regular. Entretanto o nível de barulho externo é regular, a ventilação e a temperatura foram consideradas ruim.
Este artigo teve como objetivo analisar a percepção dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) acerca das condições físicas e materiais das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) existentes na região do Piemonte da Diamantina, Bahia. Para a coleta de dados desta pesquisa foi produzido um questionário contendo perguntas fechadas e de múltiplas alternativas. Além de favorecer a captação de opiniões dos entrevistados em opções de resposta previamente definidas, o questionário permite atingir uma grande população, um menor nível de treino de entrevistados e garante o anonimato das identidades dos sujeitos participantes. Resumindo a percepção majoritária dos docentes foi possível observar que os itens considerados bons foram: tamanho do espaço físico, quantidade de materiais para o AEE, materiais permanentes e de consumo, iluminação, ruído interno, a limpeza do ambiente e a segurança no entorno da escola onde a SRM está implantada. A acessibilidade e adaptações curiosamente ficaram divididos em bom e regular. Já a oferta de Tecnologias Assistivas foi considerada regular. Entretanto o nível de barulho externo é regular, a ventilação e a temperatura foram consideradas ruim.
Palavras-chave
atendimento educacional especializado, educação especial, salas de recursos multifuncionais, specialized educational assistance, special education, multifunctional resource rooms