An invitation to build our bridges:: autobiographical narratives of inclusive teachers in an initial teacher education program
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Universidade do Estado de Santa Catarina
Resumo
Descrição
Initial Teacher Educational (ITE) programs are expected to expand concepts and knowledge about teaching, especially when it includes practices in real schools, dealing with diverse students. During their professional career, many teachers mention that they were not properly prepared, during their undergraduate studies, to work in an inclusive way with disable students. The present work intends to reflect about the experience of two undergraduates in the context of an Initial Teacher Educational program, who were in contact with autistic students. We investigate, through autobiographical narratives, the importance of early contact with disable students, for developing teachers aligned with the perspective of inclusive education especially considering a panorama of increased diagnoses and enrollment of disable students, in regular classes. In this investigation we highlight (i) the presence of “not knowing” and “not doing” as a crucial part of the performance and training of teachers; (ii) the need for everyone’s willing to build and cross bridges between expectations and realities; (iii) the need for reception teachers in ITEs and teacher’s initiation, establishing a safe and supervised start.
A formação de licenciandos durante a graduação pode expandir conceitos e conhecimentos sobre a atuação docente, sobretudo de maneira prática no dia a dia. Na sua atuação profissional, muitos docentes mencionam que não foram devidamente preparados, durante sua graduação, para atuar de forma inclusiva com seus estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). O presente trabalho pretende expor a experiência de dois graduandos no contexto de um programa de Formação Inicial de Professores, que estão em contato, principalmente, com o universo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um colégio de aplicação. Propõe-se evidenciar, através de narrativas autobiográficas, a investigação da reflexão de uma formação inicial na perspectiva da Educação Inclusiva como aspecto expressivo no contexto de formação e cotidiano da escola, considerando um panorama de aumento de diagnósticos e matrículas de estudantes PAEE, em classes comuns da educação básica. Nesta investigação, destacamos (i) a presença de não saberes e não fazeres na atuação e na formação de professores; (ii) a necessidade de disposição de todos os atores do processo para construir e cruzar pontes entre expectativas e realidades; (iii) a necessidade de acolher professores em formação e iniciação docente, estabelecendo um início seguro e supervisionado.
A formação de licenciandos durante a graduação pode expandir conceitos e conhecimentos sobre a atuação docente, sobretudo de maneira prática no dia a dia. Na sua atuação profissional, muitos docentes mencionam que não foram devidamente preparados, durante sua graduação, para atuar de forma inclusiva com seus estudantes público-alvo da educação especial (PAEE). O presente trabalho pretende expor a experiência de dois graduandos no contexto de um programa de Formação Inicial de Professores, que estão em contato, principalmente, com o universo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um colégio de aplicação. Propõe-se evidenciar, através de narrativas autobiográficas, a investigação da reflexão de uma formação inicial na perspectiva da Educação Inclusiva como aspecto expressivo no contexto de formação e cotidiano da escola, considerando um panorama de aumento de diagnósticos e matrículas de estudantes PAEE, em classes comuns da educação básica. Nesta investigação, destacamos (i) a presença de não saberes e não fazeres na atuação e na formação de professores; (ii) a necessidade de disposição de todos os atores do processo para construir e cruzar pontes entre expectativas e realidades; (iii) a necessidade de acolher professores em formação e iniciação docente, estabelecendo um início seguro e supervisionado.
Palavras-chave
TEA, formação de professores, Formação Docente – Prática Pedagógica - Saberes Docentes – Educação Básica - PIBID, Transtorno do Espectro Autista, Pedagogia